faça uma pesquisa sobre a escultora brasileira Sandra Guinle:
Soluções para a tarefa
Nasci em Monte Mór, interior de São Paulo.
Desde pequenina aprendi a viver da terra e respeitar o tempo de cada estação.
Brincava na beira dos rios, tomava banho de chuva e ser feliz era o maior compromisso de toda a criança.
Esta saudade do que tive e sei que minha filha não terá, hoje retratada em cada uma de minhas obras; é certamente fruto de uma mãe geradora de sonhos que driblando as dificuldades de uma vida modesta tinha sempre em seu rosto um sorriso que me confortava a alma.
Tantas vezes com quatro agulhas de bambú e alguns novelos de linha, minha mãe se mostrava uma artesã incrível... Brotava de suas mãos uma trama que em pouco tempo se transformava num lindo vestido rodado que em breve enfeitaria meu corpo de menina.
Acho engraçado quando rotulam minha arte com nomes rebuscados… Sou simples como meu saudoso amigo Sérgio Bernardes dizia: Você é simples com “s” maiúsculo e isso é raro…
Num país onde muitos se dizem “grandes” e as pessoas parecem sempre estar à procura de um ídolo, continuo entendendo e tendo toda a certeza que grande é só Deus e que enquanto for assim pequenina, sempre caberei nas asas do meu patrocinador e Criador.
fonte: https://www.sandraguinle.com/sobre
Resposta:
Paulista que residiu no Rio de Janeiro de 1998 a 2010, Sandra Guinle iniciou seus estudos de Artes Plásticas em 1997 na Arquitec/Campinas, onde cursou desenho, pintura, cerâmica e história da arte. Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, freqüentou os cursos de desenho e pintura (1998 a 2001) e é uma escultora autodidata. Sandra Guinle deu algumas aulas nas oficinas "Fazendo arte" da FEUSP na Universidade de São Paulo além de palestras, essas mesmas oficinas, foram dadas também em algumas comunidades carentes do Rio de Janeiro.
Procurando estreitar sua admiração e respeito pelos portadores de necessidades especiais, Sandra permite o toque em suas obras e informações em braile, estão presentes no espaço onde ocorre suas exposições.
A artista doou a escultura em bronze "A menina dos balões encantados", símbolo do projeto social "Crianças em Paz", a obra foi colocada na Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema no Rio de Janeiro, medindo 1.90 de altura e pesando 120 kg.
Outra escultura de grande porte é "Carrapicho", uma mãe rodando a filha, doada em 2002 e pode ser vista em frente ao Solar da Imperatriz no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No ano de 2005 sua série "Cenas Infantis", aconteceu no Museu de Arte Contemporânea do Ibirapuera, sendo recorde de público recebendo mais de 45.000 pessoas, "Cenas Infantis" fez parte de um projeto social mundial da IBM chamado "Reinventando a Educação”.
Em 2007 a artista inaugura O Museon; Museu da Escola Americana do Rio de Janeiro com a mostra “Origem, Testemunho, Reflexão” onde junto dos alunos propõe uma reflexão sobre o foco de cada um de nós como indivíduo e a capacidade da arte como veículo transformador significativo.
Sandra Guinle está entre as três mulheres mais influentes no campo das artes no Brasil, prêmio dado em 2007, pela Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil e Revista Forbes. Foi também uma das embaixadoras culturais da cidade do Rio de Janeiro, título concedido pela faculdade de turismo da Univer Cidade em função dos serviços sociais prestados às comunidades carentes.
As esculturas exibidas com grande destaque em horário nobre na novela Páginas da Vida de Manoel Carlos na Rede Globo em 2006 pelas mãos da atriz Sônia Braga, são todas de Sandra Guinle.
Atualmente Sandra Guinle reside em São Paulo onde seu novo atelier está localizado e dedica-se às oficinas e palestras na FEUSP e outras instituições educacionais.
Em 2015, quarenta e duas esculturas em bronze, todas interativas, sendo sete de grandes dimensões, duas de médio porte e trinta e três de pequeno porte, juntamente de doze painéis táteis para portadores de baixa visão, foram doadas pela artista, para o Museu de Educação e do Brinquedo da Universidade de São Paulo www.meb.fe.usp.br e estão localizadas no segundo andar da Biblioteca de Educação, em amplo e iluminado espaço destinado à pesquisa de acervos especiais e obras raras, numa belíssima exposição aberta ao público. As obras permanecerão na Biblioteca até que o prédio do Museu de Educação seja construído. Tão rica doação, concretiza o princípio de um sonho de Sandra, estabelecer através da arte, elos sem preconceitos, elos com a vida.
Espero ter ajudado ;)