Faça uma pesquisa em livros ou na internet sobre a Era Vargas no Brasil que vai de 1930 a 1945. Escreva aqui um texto/resumo sobre o tema destacando:
Como Vargas chegou ao poder.
As três fases do seu governo. Os principais acontecimentos de cada uma delas.
O uso da propaganda.
A Marcha para Oeste.
A participação na Segunda Guerra Mundial.
O fim da Era Vargas.
Soluções para a tarefa
Como Vargas chegou ao poder ?
o gaúcho Getúlio Vargas chegou ao poder por meio do Golpe de Estado organizado pela Aliança Libertadora, comumente chamado de Revolução de 30.
As três fases do seu governo ?
Governo Provisório (1930-1934)
Governo Constitucional (1934-1937)
Estado Novo (1937-1945)
Principais acontecimentos do Governo Provisório ?
As primeiras medidas do governo provisório foram: o fechamento do Congresso e do Senado, a suspensão da Constituição de 1891 e a destituição dos antigos presidentes de províncias (governadores). Também foram criados o Ministério da Educação e Saúde, bem como o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio.
principais acontecimentos do Governo Constitucional ?
federalismo, eleições diretas e secretas, voto feminino, representação classista no congresso, algumas leis sociais (salário mínimo e legalização dos sindicatos), Intentona Comunista, Plano Cohen, etc....
principais acontecimentos do Estado Novo ?
Entre os destaques, podem ser citados a criação da Justiça do Trabalho, em 1939; o decreto do salário mínimo, em 1940; e a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943. Vargas também ampliou a legislação previdenciária e sindical do país e realinhou seus discursos, tendo nos trabalhadores o seu grande alvo.
Como foi o uso da propaganda no governo Vargas?
O Departamento de Imprensa e Propaganda ou simplesmente DIP era um órgão do Estado Novo, a ditadura de Getúlio Vargas. Foi criado em 1939, por meio de um decreto-lei, e tinha como função realizar a propaganda oficial do governo e censurar as informações. Foi extinto em 1945, com o enfraquecimento da ditadura varguista.
A Marcha para o Oeste .
A Marcha para o Oeste foi uma política pública engendrada pelo governo de Getúlio Vargas durante o Estado Novo a fim de desenvolver e integrar as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil que até aquele momento apresentavam uma baixa densidade demográfica, bem diferente ao que ocorria na região litorânea brasileira
A participação na segunda guerra Mundial
O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. ... A princípio, a posição brasileira foi de neutralidade. Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.
O fim da era Vargas
A conjuntura política e a pressão dos militares levaram Vargas a renunciar em outubro de 1945, pondo fim ao que os historiadores chamam de Era Vargas. Em 1951, Vargas ainda retornaria ao poder, dessa vez através de eleições diretas para presidente. ... Em 24 de agosto de 1954, o presidente suicidou-se.
coloque como melhor resposta se possível