faça uma pesquisa em livros didáticos pela internet sobre os tipos de movimentos e forças existentes:
Soluções para a tarefa
Na imagem, podemos ver que, microscópicamente,as superfícies são bastante rigorosas.
Tipos de forças
De acordo com o sistema internacional de unidades, independentemente de qual seja a sua natureza, a grandeza força é medida na unidade de kg.m/s², entretanto, costumamos utilizar a grandeza newton(N) para designer tal unidade, como uma forma de homenagem a um dos maiores físicos de todos os tempos: Isaac newton
Os dispositivos utilizados para medir força são chamados de dimensões- molas de constantes elásticas conhecidas que se esticam a medida que alguma força e aplicada sobre elas.
Em alguns livros didáticos, é comum que se definem dois tipos de força: forças a distância, também conhecidas como força de campo,e forças de contato. No grupo das forças a distância,costuma-se incluir a força peso, a força magnética, a força de atração entre cargos e outras. No grupo das forças de contato,utilizam-se exemplos como empurrar ou puxar algo, aplicar tração, forças de atrito, entre outros.
Apesar da definição proposta, é necessário esclarecer que não existem forças de contato. Todas as forças da natureza surgem mediante a interação de diferentes campos, tais como o campo gravitacional e o campo eletromagnético.
Mesmo quando tocamos em algo, não há contato entre a nossa mão e o objeto: na escala microscópica, os átomos não se tocam, uma vez que quando muito próximos,suas eletrosferas são deformadas,repelindo-se mutuamente graças a carga de seus elétrons, que se afastam em razão da interação de seus campos elétricos magnéticos. Poucos são os casos em que os núcleos atômicos tocam-se de fato. Essas situações envolvem altíssimas quantidades de energia, como aquelas que são obtidas em experimentos realizados no interior dos aceleradores de partículas.
Vamos conferir quais são os tipos de forças que existem na natureza. A partir das forças descritas a seguir, surgem todos os fenômenos físicos conhecidos. Confira quais são elas e as suas principais características:
• Força gravitacional: também conhecida como força peso, é o tipo de força que faz com que dois corpos que tenham massa atraiam-se mutuamente. A força peso é responsável por nos manter presos a terra e também pela órbita de todos os planetas em torno do sol.
• Força elétrica: É responsável pela atração ou repulsão de cargas elétricas. Ligações químicas, por exemplo, só acontecem em virtude da diferença de cargas entre átomos. A força elétrica pode fazer com que os elétrons presentes nos condutores desloquem-se em uma direção específica, dando origem a correntes elétricas, que, por sua vez, podem ser usados para alimentar circuitos elétricos.
• Força magnética: Atua sobre cargas em movimento. Esse tipo de força faz com que os imãs atraiam-se ou sejam repelidos, de acordo com as polaridades do campo magnético. A força magnética também faz com que pequenas agulhas magnetizadas orientam-se de acordo com o sentido do campo magnético terrestre.
• Força nuclear forte e fraca: São responsáveis por manter a integridade dos núcleos dos átomos
A força nuclear forte mantém os prótons atraídos apesar de suas cargas se repeliem. A força nuclear fraca,por sua vez, mantém os quarks unidos, dando origem aos prótons e nêutrons por exemplo. Forças como tração,atrito, empurrões, puxões, torções, forças elásticas e outras, geralmente descritas como forças mecânicas, são na verdade, manifestações microscópica de interações que são majoritariamente elétricas.
Movimentos
Para finalizar o papo de cinemática,vou colocar aqui um resuminho de tipos de movimento.
• Movimento progressivo
Movimento progressivo é o movimento em que o sinal da velocidade e positivo. (V>0)
• Movimento retografo
Movimento retografo é o movimento em que o sinal da velocidade e negativo. (V<0).
• Movimento acelerado
Movimento acelerado e quando a velocidade aumenta em módulo.
• Movimento retardado
Movimento retardado é quando a velocidade diminui em módulo.
Podemos fazer algumas considerações a respeito
dessas classificações,imagine um eixo orientado de posições que aumente para direita.
"um carro acelerando a partir do repouso se movimentando para a direita".
No exemplo acima o movimento é acelerado, pois o módulo da velocidade aumenta e também é progressivo, pois a velocidade e no mesmo sentido do eixo de posições.
"Um carro com uma velocidade inicial freia até para"
Agora temos que enquanto o carro possuia velocidade,ela sempre foi positiva, porém foi diminuindo. Temos então um movimento progressivo e retardado.
Dei dos exemplos,mas fica cargo de vocês nos comentários surgirem outros para o debate.
Obviamente não citei todas as possibilidades.