Biologia, perguntado por Loliuwuexperiente, 4 meses atrás

faça uma pesquisa de alimentos regionais paraenses ricos em vitaminas.
(pfv me ajudem)​

Soluções para a tarefa

Respondido por MarceliMarcelinda
0

Capital do Estado do Pará, essa cidade de, aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Com seus ingredientes exóticos e regionais, conquistou o paladar de turistas do mundo inteiro e do Brasil.

Cheia de edificações históricas, Belém teve seus dias de opulência e glória durante o ciclo da borracha, que trouxe dinheiro e desenvolvimento para a região. É cercada por rios e florestas, marcada pelo calor e pelas chuvas diárias.

Exemplos de alguns deles:

1. Pato no Tucupi

Sem dúvida, uma das mais famosas comidas típicas de Belém do Pará, esse prato leva dois dos ingredientes mais icônicos dessa culinária: tucupi e jambu:

tucupi é um caldo extraído da mandioca brava (que é venenosa) e cozido lentamente, por um longo período, para que possa ser consumido;

jambu é uma folha que tem propriedades anestésicas é a responsável por dar uma sensação gostosa de formigamento na boca.

O pato é cozido nesse caldo e servido com o jambu refogado, arroz e farinha de mandioca. Uma verdadeira viagem sensorial!

2. Maniçoba

Conhecida como feijoada paraense, a maniçoba é feita com as folhas trituradas da mandioca, que precisam ser cozidas por dias, para retirar a toxidade. Após esse processo, acrescentam-se carnes salgadas e defumadas, como uma feijoada.

Depois de mais um período longo de cozimento, está pronto um prato de aparência questionável, mas de sabor delicioso! Também é servida com arroz e farinha de mandioca. Nesse caso, vale a máxima “as aparências enganam”!

3. Tacacá

Também preparado com tucupi e jambu, é um prato de origem indígena. Uma das comidas típicas de Belém do Pará mais tradicionais, é possível consumi-la em barracas de rua, onde são preparadas por cozinheiras conhecidas como tacacazeiras.

Servido bem quente em cumbucas, esse caldo é preparado com camarões e jambu refogado. Acompanha um palito para fisgar os ingredientes sólidos e o caldo é bebido direto do recipiente. Os consumidores mais ousados podem acrescentar pimenta.

4. Caruru

Comida típica do nordeste brasileiro, também é muito consumida no Pará. A base desse prato é o pirão, feito com farinha, quiabo, camarões secos, temperos verdes e azeite de dendê. É servido com arroz e farinha. Algumas versões também podem usar o tucupi na receita.

5. Peixes de água doce

Os peixes estão muito presentes na culinária paraense. Situado sobre a maior bacia hidrográfica do mundo, no Pará, a pesca de água doce é muito importante para a economia local. Tambaqui, pirarucu e filhote são só alguns dos peixes nativos.

O filhote ou piraíba é um peixe de água doce que pode ultrapassar facilmente os 100 quilos. Sua carne branca e firme é considerada uma iguaria. Pode ser consumido de várias maneiras. Refogado, assado na brasa, mas o mais paraense de todos é com crosta de castanha do Pará.


Loliuwuexperiente: mt obg pela atenção moçx,mas os alimentos q preocuro são os paraenses :( mas mt obg pela sua atenção
Respondido por karrndisomr
0

Resposta:

Porquê o brasileiro e ten500 i o norte não tem dodos São diferentes

Perguntas interessantes