faça uma introdução sobre nas trinhas da América do Sul (introdução, desenvolvimento, conclusão e referências)
Soluções para a tarefa
Introdução
A América do Sul é um subcontinente que compreende a porção meridional da América. Sua extensão é de 17.819.100 km², abrangendo 12% da superfície terrestre, porém só tem 6% da população mundial. Une-se à América Central, ao norte, pelo istmo do Panamá e separa-se da Antártica pelo estreito de Drake. Tem uma extensão de 7.500 km desde o mar do Caribe até o cabo Horn, ponto extremo sul do continente. Os outros pontos extremos da América do Sul são: ao norte a Punta Gallinas, na Colômbia, ao leste a Ponta do Seixas, no Brasil, e a oeste a Punta Pariñas, no Peru. Seus limites naturais são: ao norte com o mar do Caribe; a leste, nordeste e sudeste com o oceano Atlântico; e a oeste com o oceano Pacífico.
desenvolvimento:
A América do Sul é, dentre os três subcontinentes ou regiões da América (América do Norte, América Central e América do Sul), aquela na qual nós brasileiros vivemos. É a única América que contou com colonização portuguesa. É composta pelos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Além dos territórios da Guiana Francesa (França) e das Ilhas Falklands, ou Malvinas (Reino Unido), bem como as ilhas Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul (Reino Unido).
AMERICA DO SUL
Trajeto realizado em nossa passagem pela América do Sul.
itinerário América do Sul
Quilometragem total: 21.130km
Brasil – 7.094km
Bolívia – 4.720km
Peru – 4.038km
Equador – 1.646km
Colômbia – 3.632km
Estradas
Dias total: 171
Brasil – 43 dias
Bolívia – 38 dias
Peru – 28 dias
Equador – 18 dias
Colômbia – 44 dias
Média de km/dia total : 123,65km/dia
Brasil – 164,97km/dia
Bolívia – 124,21km/dia
Peru – 144,21km/dia
Equador – 91,44km/dia
Colômbia – 82,54km/dia
Fronteiras:
Corumbá – Brasil/ Arroyo Concepcion – Bolívia
Cobija – Bolívia/ Epitáciolândia – Brasil
Assis Brasil – Brasil/ Iñapari – Peru
Aguas Verdes – Peru/ Huaquillas – Equador
Tulcán – Equador/ Ipiales – Colômbia
Cartagena das Índias – Colômbia/ Colón – Panamá
Todas as fronteiras foram extremamente tranquilas e fáceis. As vezes é necessário ter um pouquinho mais de paciência para esperar na fila, mas nada mais do que isso. Alguns países, como Peru e Colômbia, exigem seguro contra terceiros que pode ser feito na fronteira. O mais importante para cruzar essas fronteiras é ter o seu passaporte e o documento do carro em dia.
Fronteiras
Moedas:
Brasil – Real
Bolívia – Peso boliviano
Peru – Sol
Equador – Dólar
Colômbia – Peso colombiano
Referência:
Entretanto, ainda persiste no continente um conflito armado na Colômbia, entre o governo do país e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP), sendo as FARC constantemente associada com os grupos de narcotraficantes dos países vizinhos, como o Brasil, seja para a venda de armamentos ou pelo “imposto” cobrado sobre a droga fabricada nas áreas dominadas pelo grupo guerrilheiro.
espero ter ajudado!!