Faça uma breve sintese sobre "As condições socioeconômicas da América"
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os destaques da economia da América Latina são: a agricultura, a pecuária, o extrativismo mineral e indústrias que produzem bens de consumo. ... Os países que integram a América Latina possuem semelhanças quanto à condição de subdesenvolvimento, tais como economia fragilizada e atrasada, problemas sociais e políticos.
Resposta:
Os Estados Unidos são um continente muito rico, embora muitos de seus recursos ainda sejam inexplorados. No entanto, essa riqueza é distribuída de maneira desigual dentro de cada país e em todo o continente africano. Por exemplo, as economias dos Estados Unidos e do Canadá são bem desenvolvidas e altamente industrializadas, enquanto muitas regiões da América Latina ainda são subdesenvolvidas e dependem muito do comércio e das finanças.
Os Estados Unidos dispõem de enormes recursos minerais e energéticos, agricultura especializada, tecnologia fina e indústrias avançadas e controlam o mercado mundial de importantes produtos agrícolas, minerais e industriais. Da mesma forma, o "Gigante do Norte" exerceu proteção econômica para muitos países latino-americanos cujo comércio exterior se baseava na troca de matérias-primas (agricultura e minerais) por produtos industriais.
O nível de desenvolvimento das atividades agrícolas no Canadá e nos Estados Unidos é semelhante, embora a produção do Canadá seja muito maior, devido principalmente ao clima temperado na maioria das áreas, à rica matéria orgânica no solo, às características industriais das plantações e às extensas e altamente mecanizadas . Destacam-se as grandes plantações de trigo (que fornecem colheitas de primavera e inverno), milho, algodão e pequenas quantidades de aveia, cevada, arroz, feijão, linho, soja, tabaco, legumes, frutas, etc.
Embora no sudeste do Canadá e nas regiões central, noroeste e sudeste dos Estados Unidos, o gado criado industrialmente tenha os mais altos níveis de produtividade, ovelhas e porcos alcançaram altos rendimentos em fazendas nos Estados Unidos e no Canadá. Por outro lado, na América Latina, sérias distorções na estrutura da propriedade agrícola e na tecnologia agrícola desatualizada dificultaram severamente o desenvolvimento e a diversificação das atividades agrícolas, forçando quase todos os países a importar grandes quantidades de produtos alimentícios.
Os produtos tropicais e as culturas de cereais também se espalharam pelas vastas áreas do Brasil, Colômbia e Venezuela, enquanto o gado, principalmente gado, ovelhas e cavalos, fizeram progressos consideráveis no Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia, Chile e Uruguai.