Faça uma associação analisando o tipo de custos descritos na primeira COLUNA I, com os conceitos desses custos na COLUNA II e, em seguida, assinale a opção CORRETA:
COLUNA I
(1)Custo direto
(2)Custo indireto
(3)Custo fixo
(4)Custo variável
COLUNA II
( ) Um custo uniforme por unidade, mas que varia no total na proporção direta das variações da atividade ou do volume de produção relacional
( ) São custos incorridos em determinado produto, identificando-se como parte do respectivo custo.
( ) São custos de natureza mais genérica, não sendo possível identificar imediatamente como parte do custo de determinado produto.
( ) Um custo que, em determinado período e volume de produção, não se altera em seu valor total, mas vai ficando cada vez menor em termos unitários com o aumento do volume de produção.
Assinale a alternativa correta de acordo com a associação feita acima:
Alternativas:
a)
1, 4, 3 e 2.
b)
4, 3, 1 e 2.
c)
4, 1, 2 e 3.
d)
1, 3, 4 e 2.
e)
2, 3, 4 e 1.
Soluções para a tarefa
Está correta a ordem presente em c) 4, 1, 2 e 3.
Um custo uniforme por unidade, mas que varia no total na proporção direta das variações da atividade ou do volume de produção relacional: CUSTO VARIÁVEL.
> Um exemplo de custo variável é o custo de matéria-prima. Quanto maior o volume de produção, mais matéria-prima será consumida.
São custos incorridos em determinado produto, identificando-se como parte do respectivo custo: CUSTO DIRETO.
> Um exemplo de custo direto é o custo de material pra embalar um produto. É possível identificar perfeitamente a que produto será atribuído o custo de cada unidade de embalagem.
São custos de natureza mais genérica, não sendo possível identificar imediatamente como parte do custo de determinado produto: CUSTO INDIRETO.
> Um exemplo de custo indireto é o custo de energia elétrica. Quando há mais de um produto sendo fabricado no galpão, não é possível afirmar com certeza (100% de confiabilidade) a que produto compete cada fração dos gastos.
Um custo que, em determinado período e volume de produção, não se altera em seu valor total, mas vai ficando cada vez menor em termos unitários com o aumento do volume de produção: CUSTO FIXO.
> Um exemplo de custo fixo é o aluguel da fábrica. O valor a ser pago é o mesmo a cada mês (quando não há reajustes) e não varia em razão do aumento ou da diminuição do volume de produção da indústria.
Espero ter ajudado, um abraço! :)