Português, perguntado por karinaaraujo2028, 1 ano atrás

faça uma analise da visão que Brás cubas tem da sociedade da época?

Soluções para a tarefa

Respondido por estevao40
11

Brás Cubas começa as suas memórias a partir da morte, explicando um pouco como é ser um defunto autor. Pouco antes da sua morte, ele tem a ideia de criar um emplasto universal, com o fim de resolver todos os problemas da humanidade e eternizar o seu nome.

um medicamento sublime, um emplasto anti-hipocondríaco, destinado a aliviar a nossa melancólica humanidade (...)

o que me influiu principalmente foi o gosto de ver impressos nos jornais, mostradores, folhetos (...) estas três palavras: Emplasto Brás Cubas

A ideia do emplasto gruda na sua cabeça. Quando Brás Cubas estava para apurar a invenção, ele pega um golpe de ar e adoece. A princípio, ele não cuida da doença e, quando se trata, faz sem cuidado e sem método, o que leva à sua morte numa sexta-feira.

Já no leito de morte, Brás Cubas recebe a visita de uma antiga amante, Virgília, e do filho dela. Durante a visita, Brás Cubas começa a delirar. Ele sonha que vai ao começo dos séculos, onde encontra a Natureza ou Pandora. Brás Cubas tem um diálogo com ela e vê todo o percurso da humanidade, desde o princípio, passar diante dos seus olhos.

Brás Cubas morre pouco depois de voltar à razão.  

Da morte, o narrador passa ao nascimento e Virgília é a sua ponte.

Virgília foi o meu grão pecado da juventude, não há juventude sem meninice, meninice supõe nascimento, e eis aqui como chegamos nós, sem esforço, ao dia 20 de outubro de 1805, em que nasci.


Respondido por arper
1

A obra de Machado de Assis apresenta Brás Cubas como um elemento na sociedade que nada acrescenta, como se ele fosse uma espécie decadente dentro do grupo de elite ao qual pertencia. O personagem se preocupa em manter as boas aparências e com a busca de se tornar relevante de alguma maneira.

O realismo literário

O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas é a estreia de Machado de Assis no Realismo, ele apresenta sem firulas e idealizações uma burguesia dada a futilidade e denuncia a hipocrisia do grupo social. Cheia de ironias, a obra vem para revelar de maneira não romântica, a forma com que os cariocas de classe abastada viviam.

Leia mais sobre Machado de Assis: https://brainly.com.br/tarefa/9444897

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes