Sociologia, perguntado por MarcoAbdo, 1 ano atrás

Faça uma análise da sociedade brasileira e da realidade enfrentada por negros e mestiços partindo da letra das musicas
A carne - Elza Soares
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro - O Rappa
O negro drama - Racionai

Soluções para a tarefa

Respondido por LucasJairo
29
A sociedade brasileira atual ainda possui resquícios da abolição, é isso que pode ver na música de Elza - A carne, ilustra a desigualdades e a exclusão social dos Negros. No trecho "A carne mais barata do mercado é a carne negra. Que vai de graça pro presídio", mostra de uma forma real, que é comprovado através de dados estatísticos que os negros tem uma maior população nos presídios.
A mídia em si, dá mais valor em reportagem de celebridades, ou seja, eventos ocorridos com celebridades em relação aos casos de aids na África, essa é a menção na música - 
Todo camburão tem um pouco de navio negreiro - O Rappa, ilustrando que enquanto na África (Ocupada na maior parte por negros), possui a maior quantidade de aidéticos, são tímidas as reportagens a respeito do tema em relação os outros ocorridos com famosos. Na música dos racionais, a letra Negro Drama, já expõe uma realidade dos músicos, o drama de viver no sucesso e vivenciar a realidade dos negros, a discriminação e sofrimento.
Em suma, as músicas transmitem uma realidade das favelas, compostas em sua maior parte por negros,
 que ficam sem emprego, saúde, educação, sobretudo, qualidade de vida, muitos são jogados para o mundo do crime, como o personagem Zé Pequeno no filme Cidade de Deus, pobre e com uma baixa qualidade de educação, tendo como refúgio a violência e o tráfico, o filme relata um contexto socioeconômico de uma sociedade que alimenta os criminosos. 

Espero ter ajudado!
Respondido por Diegoandrad
11

Resposta:É sobre o racismo estrutural e impregnado no "senso crítico" das pessoas que cometem esse tipo de agressão/preconceito, sendo intencional ou não. Além de expor sobre as lutas diárias da comunidade negra em busca de respeito, direitos básicos e espaço na sociedade

Perguntas interessantes