Faça uma análise da obra “ a criança morta “ de portonari:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na obra “A criança morta” é parecido com “Retirantes”, nesta composição também é apresentada uma família nordestina, que precisa encarar a fome, a miséria e a seca. Podemos perceber que na obra apresenta uma composição de tons cinzas, branco, preto, terras, violetas, verdes, lilases e ocres. Na tela mostra uma mãe curvada sobre o filho morto que carrega, na tela há também quatro personagens espalhados em torno da mãe dolorosa. A criança morta com seu corpo despido e esquelético - o que parece ter morrido de fome.
Na sua esquerda um homem segura a esposa pelo ombro, também a uma mulher segurando a cabeça do menino morto. À sua direita outra mulher segurando a mão de outra criança. Tanto o homem quanto as duas mulheres vertem lágrimas de pedra, expressando a crueza da seca e a dureza do sofrimento.
Resposta:
A criança morta em Portinari, exibe figuras esqueléticas caminhando pelo deserto até a cidade e sendo perseguidas por pássaros carnívoros em busca do cadáveres para comer. Pode-se ver como uma família detida lamentou a morte de uma criança durante seu trânsito. O artista retrata a realidade de imigrantes da região Nordeste do Brasil, que sofreram com a seca e abandonaram suas terras em busca de melhores condições de vida. Além de mostrar realidades específicas, essas pinturas também mostram a fusão das tradições da arte europeia, latino-americana e moderna da época.
Explicação: