Faça um texto sobre a xenofobia
Soluções para a tarefa
A xenofobia é um fenômeno social muito presente ao longo de toda a história da humanidade e vem ganhando destaque nos últimos anos em diversas partes do mundo.
Se, no conceito psicológico, a xenofobia pode ser considerada como um medo ilógico do diferente e do desconhecido, sua aplicação mais comumente usada é no sentido social. A xenofobia é o preconceito, a aversão e a discriminação contra pessoas de diferentes culturas, etnias ou nacionalidades.
Geralmente, movimentos xenófobos levam a ações violentas e a comportamentos extremistas, acirrando situações de rivalidade étnica desmedida e sem justificativa. Quando se fala de preconceito contra o “diferente”, não necessariamente se refere unicamente a pessoas de outras nacionalidades. É frequente a ocorrência de situações de xenofobia relacionadas a pessoas do mesmo país, mas com práticas culturais distintas.
Um exemplo muito atual são os cidadãos alemães de origem turca, que sofrem com a xenofobia de seus compatriotas, graças aos estereótipos fenotípicos que diferenciam a maneira como as pessoas são visualmente.
Os exemplos mais claros de atitudes preconceituosas e xenófobas vêm, geralmente, das relações de europeus com imigrantes do mundo árabe ou de estadunidenses com mexicanos. Entretanto, o que muitos brasileiros falham em perceber é que eles mesmos são vítimas e atores de muitos casos de xenofobia.
Internamente, o movimento histórico de migração no qual os nordestinos buscavam maiores oportunidades de trabalho em cidades como São Paulo, por exemplo, traz até os dias de hoje um cenário de muito preconceito.
E o contexto político brasileiro dos últimos anos escancarou atitudes preconceituosas por parte de muitas pessoas, principalmente pela divisão política entre esquerda e direita. Além do mais, situações como o movimento migratório de venezuelanos, bolivianos e outros cidadãos sul-americanos para dentro do Brasil passaram a evidenciar um país com práticas nada amistosas.