Biologia, perguntado por jaquelineamaral809, 10 meses atrás

Faça um texto de 25 linhas,falando da preservação de todos ecossistemas ​

Soluções para a tarefa

Respondido por gisellybravo
2

Resposta:

Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra, é nela que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão desparecer.

O canto dos pássaros, o equilíbrio dos insetos, dos animais, das plantas, das arvores, das flores e dos frutos. Nossa biodiversidade esta sendo extinta pelos desmandos causados por nós, seres humanos, que pouco temos feito por nosso mundo. Queremos resolver as questões tecnológicas e educacionais, no entanto precisamos fazer o dever de casa que é buscar o equilíbrio em nosso consumo evitando assim o impacto ambiental extremo que causamos ao Planeta.

A conservação dos ecossistemas é essencial para garantir o equilíbrio e fluxo dos serviços ambientais que sustentam a vida no planeta, incluindo o sequestro de carbono da atmosfera e a purificação da água.

Por sua vez, toda e qualquer reserva, parque natural, Área de Preservação Permanente (APP) ou Área de Proteção Ambiental (APA) são categorias de formas de preservação.  Independente do terreno e recursos encontrados, tudo vai depender de como o ser humano interage com o meio ambiente.

Ao explorá-lo de forma sustentável e garantindo a sobrevivência das espécies e a manutenção dos ecossistemas, ele estará praticando a conservação ambiental.

Respondido por marilianogueira899
1

Resposta:

olá

Explicação:

Hospital Português: Referência em Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde

tento ao exercício da responsabilidade social, o Hospital Português criou, em julho 2005, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) no qual acompanha cada etapa da coleta seletiva de resíduo sólido (segregação, acondicionamento, identificação, tratamento interno, armazenamento temporário, coleta e transporte externos, e destino final). A iniciativa fez da instituição pioneira no Norte/Nordeste na aquisição de dois autoclaves (aparelho que trata o resíduo infectante por meio da esterilização de agentes biológicos, a uma temperatura de 150ºC, transformando-o em lixo comum). Desde então, o Hospital tem instituído ações voltadas à segregação criteriosa de resíduos e ao descarte apropriado do lixo gerado no local, seguindo normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A tecnologia empregada no PGRSS também segue a Política Ambiental do Hospital, destinada à melhoria contínua de ações em prol da saúde, segurança e meio ambiente. A adoção desses critérios fez com que nos últimos anos a instituição fosse visitada por renomadas entidades do segmento de saúde, interessadas em reproduzir os procedimentos realizados em seu abrigo de resíduos climatizado.

“O Português é o único hospital na Bahia que, antes do descarte, trata o lixo infectante na própria instituição através do processo de autoclavagem (esterilização pelo aquecimento). Além disso, uma câmara fria armazena os resíduos orgânicos, evitando decomposição, mau cheiro e incidência de pragas no abrigo de resíduos. Esse diferencial, aliado à atualização contínua dos processos e recursos humanos envolvidos, tem projetado a instituição como uma referência na Bahia e no Brasil no gerenciamento de resíduos do serviço de saúde”, diz o gestor ambiental e técnico em meio ambiente que atua no gerenciamento dos resíduos do serviço de saúde do Hospital Português, Mauro Freire. O especialista explica que a Maternidade Santa Maria, o Centro Médico, o Centro de Recursos Humanos e o Centro de Oncologia do Hospital Português também integram o PGRSS, que é atualizado anualmente, conforme o surgimento de novos serviços, tendências ambientais e as legislações vigentes.

Resultados do PGRSS

Reduzir os impactos ambientais gerados pelo descarte de resíduos, minimizar a produção de lixo, despertar a conscientização promovendo educação ambiental, evitar acidentes de trabalho, controlar a incidência de infecções hospitalares e gerar sustentabilidade estão entre os principais objetivos do PGRSS. Nos últimos seis meses o Hospital recolheu mais de meia tonelada de resíduos, com uma média aproximada de 91.000 Kg coletados por mês. Deste montante, 24.261 Kg foram destinados à reciclagem: Papelão (56%), plástico (28%), papel (8%), metais (7%), madeira (1%), além de 1.315 litros de óleo vegetal saturado. “Exigimos documentos ambientais de todas as empresas que compram material reciclável do Hospital Português, para atestar a real finalidade de reciclagem”, observa Mauro Freire, informando que o óleo vegetal saturado é doado ao Projeto PROBIODIESEL Bahia, desenvolvido na Universidade Federal da Bahia (UFBA) para fins de pesquisas na produção de biodiesel na região.

 

Destino dos resíduos separados no Hospital Português

Os resíduos biológicos infectantes (do Grupo A) são divididos em cinco subgrupos pela ANVISA. Assim, os resíduos gerados pelo Hospital, que fazem parte do subgrupo A1 (culturas e estoques de microrganismos, resíduos de laboratórios de manipulação genética, dentre outros) e A4 (kits de linhas arteriais, endovenosas e dialisadores, por exemplo), são encaminhados para o processo de esterilização por autoclavagem, realizado na própria instituição. Os resíduos dos subgrupos A3 (peças anatômicas de seres humanos) seguem para incineração em empresa especializada. O mesmo se aplica aos resíduos químicos (do Grupo B). Já os rejeitos radioativos (do Grupo C) permanecem armazenados, temporariamente, na sala de decaimento (no local de geração) e, quando atingem o nível total de eliminação determinado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) são classificados como resíduos comuns e liberados pelo físico responsável pela Radioterapia para o abrigo de resíduos do Hospital. A partir daí são coletados por empresa de coleta pública ou encaminhados para reciclagem (como no caso do chumbo), de acordo com a classificação de cada material.

espero  ter ajudado

.

Perguntas interessantes