Geografia, perguntado por luanadasilvapereira9, 5 meses atrás

Faça um resumo sobre vantagens e desvantagens das privatizações de estatais brasileiras.

Me ajudem pfvr

Soluções para a tarefa

Respondido por adolfowl
1

Olá, Bom dia

Resposta:

Vantagens: Pode haver um efeito positivo no mercado também, com maior concorrência e qualidade nos serviços prestados ao consumidor. Da parte da administração pública, há casos em que a privatização ajuda a se livrar de um problema, no caso de estatais que dão prejuízo.

- Aumento da lucratividade das empresas;

- Geração de riquezas (mesmo que pertencente ao grupo de empresários investidores);

- Minimização dos gastos com a folha salarial;

- Melhoria de desenvolvimento de infraestrutura, em especial da qualidade dos serviços que são oferecidos.

____________________________________________________________

Desvantagens: A maior desvantagem das empresas públicas é a possibilidade de serem utilizadas em barganhas políticas, servindo de cabides de emprego, de instrumentos para desviar recursos e favorecer correligionários e apoiadores.

- Aumento da terceirização e consequentemente aumento do número de desempregados;

- Precarização das relações de trabalho;

- Diminuição da renda dos assalariados;

- Retirada de um bem público que poderia servir à população (um patrimônio da nação que é vendido para dar lucro a um empresário).

Explicação:

Resumo: Dentro da gestão pública, o Estado tem a responsabilidade de administrar diversas empresas e autarquias – o que se configura como um bem do governo . Em cada um desses bens, o Estado realiza a contratação, a demissão, a gestão de recursos, o estabelecimento de metas e objetivos, assim como todas as outras necessidades do órgão em adição às necessidades de gestão de uma pessoa jurídica regular, como se fosse uma empresa comum.

O setor público também pode e deve atenuar desvios e desperdícios, com sistemas de controle que incluem controladorias, tribunais de contas e Ministério Público, assim como elevar a eficiência de seus trabalhadores, com programas de incentivos e possibilidades de punição. Na verdade, são muito pouco repassados, podendo os preços serem até aumentados, em setores sem concorrência e sequer ameaças, cujos produtos sejam essenciais e sem substitutos viáveis, como energia elétrica, água, gás de cozinha, serviços de entrega em locais remotos. Vários defensores das privatizações têm, ainda, motivações adicionais, como as grandes «tacadas» possibilitadas por cada processo de privatização, seja em termos de propinas a políticos e autoridades envolvidas, seja pelos ganhos exorbitantes decorrentes de vendas desses ativos públicos a preços muito abaixo de uma avaliação adequada.

Retirada de um bem público que poderia servir à população .

Perguntas interessantes