Faça um resumo sobre os problemas do álcool e do fumo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O uso excessivo de álcool e o abuso de outras drogas têm se constituído problemática acentuadamente complexa na sociedade atual. Existem evidências de que o consumo destas substâncias psicoativas é prevalente em todo o mundo e está associado a problemas de saúde pública. Tais substâncias constituem fator de risco para uma grande variedade de problemas de saúde, sociais, financeiros e de relacionamento para os indivíduos e suas famílias (SENAD, 2007).
Dados indicam que álcool, tabaco e drogas ilícitas estão entre os 20 maiores fatores de risco de problemas de saúde identificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O tabaco é responsável por 9% de todas as mortes, enquanto o álcool é apontado como responsável por 3,2% e as drogas ilícitas, por 0,4% de todas as mortes (SENAD, 2007).
A prevalência do alcoolismo na população brasileira é 12,3%, a da dependência de tabaco é 10,1% e de outras drogas é 2,2%. Além da dependência, a maior parte dos danos relacionados ao álcool e às drogas afeta um grupo de usuários mais amplo, constituído pelos usuários de risco 1 e usuários nocivos 2. Uma variedade de danos à saúde pode estar relacionada ao uso de álcool e de outras drogas, tais como a diminuição da imunidade às infecções, a ansiedade, a depressão, os problemas com o sono e os problemas físicos específicos (SENAD, 2007).
O uso de drogas ativa o sistema de recompensa cerebral, localizado no sistema límbico, que é responsável pelas emoções, sensações de prazer e está também relacionado ao desejo do consumo de drogas. O circuito de prazer começa na área tegumentar ventral localizada na região cinzenta do tronco cerebral. Impulsos elétricos são criados nessa região a partir do uso e abuso de drogas e esses estímulos atingirão o núcleo accubens e posteriormente o cortéx pré-frontal, região responsável pelo comportamento emocional. Os neurônios presentes nessa via são chamados dopaminérgicos e basicamente liberam dopamina, substância relacionada com o prazer, aumentando seu nível no cérebro e proporcionando as sensações prazerosas da droga(BRUST, 1999).