FAÇA UM RESUMO SOBRE OS FATORES PROPICIARAM A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA (por favor preciso para agora)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os fatores que propiciaram a industrialização do Brasil são muitos, desde toda a estrutura e tentativas de modernização montadas durante o Império até as iniciativas do início do século XX, que efetivamente elevaram o patamar do Brasil em escala mundial.
Estes fatores começam com a grande disposição de riquezas naturais, a começar com a água de grandes rios, que permitiu o desenvolvimento de hidrelétricas, a presença de minérios, que possibilitaram a exportação; além de terras vastas e férteis, que possibilitaram o desenvolvimento agroindustrial. Além disso, tem-se as bacias de petróleo e a iniciativa a partir do governo de Getúlio Vargas de industrializar de vez o país. Esses são os fatores que propiciaram a industrialização do Brasil .
Explicação:
Resposta:
O processo de industrialização brasileiro é considerado tardio, quando comparado à industrialização dos países capitalistas centrais. Ela teve início somente no século XX, quase 200 anos depois da industrialização na Europa.
Foi somente na terceira fase da industrialização do Brasil que o governo e classe burguesa fizeram maciços investimentos no setor, adquirindo maquinários e melhorando o setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país competitivo e apto para receber indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
Atualmente, o país encontra-se totalmente industrializado, participando de todos os tipos de indústrias, com economia global forte e caminhando para uma independência tecnológica e econômica.
Características da industrialização no Brasil
O Brasil faz parte do grupo de países que realizaram sua industrialização de forma tardia, no século XX, ou seja, bastante atrasada em relação aos pioneiros da industrialização, que iniciaram esse processo ainda no século XVIII.
Dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária.
Ao se industrializar, o que ocorreu somente na década de 1930, a indústria encontrava-se concentrada na Região Sudeste. Ela só foi descentralizada, indo para as demais regiões, na década de 1970 em diante.
Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo.
Ressumo:
- De 1500 a 1808: ausência de atividade industrial, economia brasileira era primária.
- De 1808 a 1930: surgem as primeiras atividades industriais com protecionismo econômico.
- 1844: criação da Lei Alves Branco.
- 1930: investimentos políticos no setor industrial e privado, com melhorias do setor de transportes.
- 1942 a 1947: implantação da Companhia Siderúrgica Nacional.
- 1953: criação da Petrobras.
- Década de 1950: implantação de projetos políticos de JK e abertura econômica do Brasil.
- 1990: elevação do PIB.
- Século XXI: crescimento e desenvolvimento industrial.
Ressumo do Ressumo:
A Industrialização no Brasil só teve início em meados do século XX. Mais especificamente na segunda metade, mais de cinquenta anos após a queda da Monarquia no Brasil.Enquanto colônia, o país não teve qualquer tipo de desenvolvimento das indústrias.
d=====( ̄▽ ̄*)
(Tá aí amigo(a), espero ter ajudado muittooo!!!!)