como foram organizadas as gerações românticas portuguesas?
ajuda aí pessoal!!!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Romantismo é a escola literária que sucede o Arcadismo. Ele surge num momento histórico de insatisfação e transformação econômica, política e social, destacando-se a Revolução Francesa, as Guerras Napoleônicas e as Revoluções de 1830 e 1848.
Assim, mais do que o estudo literário, as escolas literárias sugerem o estudo dos acontecimentos históricos da época em que surgem.
A escola romântica não encerra somente o significado da palavra romântico no sentido restrito ao sentimento do amor e da paixão.
Romântico deriva da palavra francesa romaunt, designação que era dada aos romances medievais de aventuras, de modo que inicialmente designava as expressões artísticas que contivessem aspectos da cavalaria e da Idade Média.
Explicação:
eu espero que isso que achei te ajude
Resposta:
Em 2 gerações, conforme descrevo abaixo:
Explicação:
O romantismo em Portugal surgiu em um contexto de instabilidade política no país, marcado pela invasão francesa, dominação inglesa e ausência do rei. O país foi tomado por revoltas que levaram à Guerra Civil Portuguesa. Nessa conjuntura, autores românticos da primeira geração (1825-1840), como Almeida Garret e Alexandre Herculano, tiveram a responsabilidade de, por meio de seus textos, despertar o sentimento de nacionalidade no povo lusitano.
Entretanto a segunda geração romântica portuguesa (1840-1860) abandonou a ideologia política de seus antecessores para produzir uma literatura de entretenimento, marcada pelo exagero sentimental, como se pode verificar nas obras de Camilo Castelo Branco e Soares de Passos. Já a terceira geração (1860-1870), pré-realista e caracterizada pela temática social, é formada por autores como Júlio Dinis e Antero de Quental.