Física, perguntado por euluanamendes, 9 meses atrás

Faça um resumo sobre o princípio fundamental da dinâmica e a segunda lei de Newton (mínimo 10 linhas).

Soluções para a tarefa

Respondido por marcelomt732
4

Resposta:

A Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica) estabelece que a aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a resultante das forças que agem sobre ele.

Postulada pelo físico inglês Isaac Newton, a Segunda Lei foi publicada, juntamente com a Primeira Lei de Newton (Princípio da Inércia) e a Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação), em 1687 na obra de três volumes, intitulada “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”.

A Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica) afirma que:

“A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.”

A Segunda lei de Newton explica que força resultante aplicada a um corpo, é igual ao produto da massa da matéria pela aceleração adquirida. Ou seja, a soma da força vetorial sobre um corpo produzirá uma aceleração desse corpo diretamente proporcional ao seu momento linear.  

Desse modo, a aceleração adquirida, após a aplicação da força, terá a mesma direção e sentido da força resultante.

Fórmula da Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica)

A fórmula matemática da Segunda Lei de Newton pode ser representada, de maneira simplificada, da seguinte forma:

F= m.a

Onde:

F = força resultante (medida em newtons (N))

m = massa do corpo (medida em kg)  

a = aceleração (medida em metro por segundo ao quadrado m/s²).

Essa fórmula estabelece a resultante das forças e é chamada equação fundamental da dinâmica. Assim, a massa do corpo (m) é a constante de proporcionalidade da equação e é a medida da inércia de um corpo.

Cabe ressaltar que a força, nesse caso, diz respeito a um referencial inercial. Sabendo que Força (F) e aceleração (a) são grandezas vetoriais que possuem módulo, direção e sentido, é importante levar em consideração a direção e o sentido no qual a força é aplicada.

Isso explica o porquê de quando uma força de mesma intensidade é aplicada em corpos de massas diferentes, a aceleração produzida por eles é diferente.  


euluanamendes: obrigadaa
Respondido por raid24
4

A Segunda Lei de Newton diz que a força resultante que age sobre um corpo deve ser igual ao produto da massa do corpo por sua aceleração. De acordo com a Segunda Lei de Newton: “A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.”

dinâmica:

A Dinâmica é parte da mecânica responsável por analisar as causas do movimento e os seus possíveis efeitos. Ela estuda o comportamento dos corpos e a ação das forças que produzem ou modificam os movimentos. Essa parte da divisão da mecânica clássica nasceu com as teorias de Isaac Newton


euluanamendes: obrigadaa
raid24: de nada:) é o resumo do resumo, sem os cálculos.
Perguntas interessantes