Faça um resumo sobre Flauta Transversal.
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A flauta transversal é um dos instrumentos mais antigos que se conhece, devido à sua facilidade de construção e som melodioso. É um instrumento não palhetado e é um aerofone da família das madeiras.A flauta transversal possui um orifício por onde o instrumentista sopra perpendicularmente ao sentido do instrumento. A extensão normal da flauta é de três oitavas, do Dó3 ao Dó6. Até ao barroco, a flauta transversal dividia igualmente o campo da instrumentação com as flautas retas, como a flauta doce, porém partir do século XVIII, esta passou a ser mais importante.A flauta transversal como a conhecemos hoje, data de 1871, a partir de um aperfeiçoamento feito pelo flautista e pesquisador de instrumentos Theobald Boehm, que descreveu seu modelo de flauta no livro "The Flute and Flute playing". A Flauta era originalmente de madeira, passando-se posteriormente a fabricá-la em prata ou outro metal que confere uma maior intensidade do som, melhor afinação, mais facilidade de uso das chaves. Uma flauta é composta por: Bocal que possui um orifício com as bordas em formato adequado para que o instrumentista apoie comodamente o lábio inferior (porta-lábio). Numa extremidade, há uma peça móvel formada cortiça com um ressonador de metal, movendo-se-a, ajustamos a afinação da flauta (geralmente as flautas vêm com um bastão indicando a distância correcta do ressonador ao centro do orifício. Na outra extremidade, encaixa-se o corpo; Corpo que possui diversas perfurações e um sistema complexo de chaves e outros mecanismos; E pé que corresponde a uma extensão do corpo, possuindo três ou quatro chaves. Termina geralmente na chave de Dó, mas há flautas que se estendem até o Si2.
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a flauta, a emissão do som é relativamente fácil, levando ao virtuosismo quase espontâneo no que diz respeito à velocidade. Não tão fácil é obter um som vibrante sem ser vulgar no forte ou inconsistente no piano. As dificuldades de execução apresentam-se também pela natureza heterogênea dos registros, tanto em timbre, quanto em volume de som. O agudo é potente e brilhante, e o grave, aveludado e de difícil emissão. O controle da embocadura, por se tratar de um instrumento de embocadura livre, deve ser minucioso, já que pequenas alterações no ângulo do sopro interferem bastante no equilíbrio da afinação.
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