Português, perguntado por isaacsantana964, 5 meses atrás

faça um resumo sobre Empreendedores do mundo do esporte


isaacsantana964: por favor me ajude

Soluções para a tarefa

Respondido por gabygroffsilva
0

Resposta:

De 1968 em diante, o Manifesto do Esporte, o Movimento Esporte para Todos e as declarações de intelectuais fizeram surgir um ambiente propício para a evolução social do Esporte. Em 1978, a Carta Internacional de Educação Física e Esporte da UNESCO teve muito destaque (TUBINO, 2010).

No Brasil, o esporte de rendimento era reproduzido nas escolas e fora do âmbito institucionalizado. As pessoas reconheciam as práticas físicas ligadas a qualquer tipo de jogo/esporte como recreação. Foi a Comissão de Reformulação do Esporte Brasileiro de 1985, presidida por Manoel Tubino e instalada pelo Decreto nº 91.452, que sugeriu, sob a forma de indicações, que o conceito de Esporte no Brasil fosse ampliado, deixando a perspectiva única do desempenho e, também, compreendendo as perspectivas da educação e da participação (lazer). Foi assim que foram introduzidas, na realidade esportiva nacional, as manifestações Esporte-educação, Esporte-participação (lazer) e Esporte-performance (desempenho) (TUBINO, 2010, p. 29).

A Constituição Federal de 1988 concretizou a importância do desporto ao priorizar recursos públicos para o esporte educacional. Além disso, a Constituição estabeleceu como dever do Estado fomentar práticas esportivas formais e não formais, como direito dos brasileiros (TUBINO, 2010).

O esporte é visto pelo Estado brasileiro como estratégico para o desenvolvimento social do País e ferramenta de reconhecimento internacional, por isso recebe investimentos cada vez maiores.

A candidatura e a consequente escolha do Brasil à sede da Copa do Mundo FIFA de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 seguem uma diretriz de reconhecimento mundial. Aliado a isso, o País apresenta um esforço de incremento do esporte de alto rendimento, sobretudo aqueles incluídos no programa olímpico. Um bom desempenho no quadro de medalhas também remete a uma nação avançada, desenvolvida, forte (BRASIL, s.d., p. 11).

A história do esporte paraolímpico começa com o fim da Segunda Guerra Mundial. O fato de muitos indivíduos terem se ferido gravemente nos combates gerou uma nova discussão. Um trabalho de reabilitação médica impulsionou o surgimento dos esportes paraolímpicos.

No Brasil, o esporte paraolímpico começou a ser praticado pelo cadeirante Robson Sampaio de Almeida, em parceria com seu amigo Aldo Miccolis. Os dois fundaram o Clube do Otimismo no Rio de Janeiro e, meses depois, Sergio Seraphin Del Grande fundou o Clube dos Paraplégicos de São Paulo. Almeida e Del grande, depois de tratarem-se em hospitais norte-americanos e presenciarem pessoas em cadeira de rodas praticando esporte, trouxeram a ideia para o Brasil. BRASIL. Esporte paraolímpico

Para cada tipo de deficiência, existem modalidades diferentes, sempre respeitando a necessidade especial do atleta. De acordo com o Governo Federal, os esportes paraolímpicos podem ser realizados por pessoas que tenham paralisia cerebral, amputação de membro do corpo, cegueira completa, etc. Entretanto, não inclui aqueles indivíduos que têm deficiência auditiva, pois estão aptos a participarem das atividades esportivas convencionais.

bons estudos

Respondido por mariiccadabal
0

Resposta:

Não sei amigo

Explicação:

Perguntas interessantes