Considere que, de forma simplificada, a resolução máxima de um microscópio óptico é igual ao comprimento de onda da luz incidente no objeto a ser observado. Observando a célula representada na figura abaixo, e sabendo que o intervalo de frequências do espectro de luz visível está compreendido entre 4,0 x 1014 Hz e 7,5 x 1014 Hz, a menor estrutura celular que se poderia observar nesse microscópio de luz seria (Se necessário, utilize c = 3×108m/s.) a) o ribossomo. b) o retículo endoplasmático. c) a mitocôndria. d) o cloroplasto
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Alternativa (B) é a correta, retículo endoplasmático.
Sabendo que ao conseguir enxergar um objeto no microscópio foi possível através da ampliação de um conjunto de lentes e luzes. Logo a menor estrutura que consegue ser observada, deverá ter dimensões de comprimento de onda maiores que o "menor comprimento visível".
Pela formulação da propagação de luz temos que:
c = L . f
onde:
c: velocidade de propagação da luz no vácuo
L: comprimento de onda
f: frequência
Então:
3.10^8 = L . 7,5.10^14
L = 400 [nm]
Checando a figura então a estrutura deverá ter uma dimensão maior que a mínima encontrado na resposta. Logo é o retículo endoplasmático.
Resposta:
b) o retículo endoplasmático.
Explicação:
A menor estrutura celular a ser observada deve ter dimensões maiores que o menor comprimento de onda do espectro de luz visível, ou seja, aquele obtido com a maior frequência.
Assim, da equação fundamental da ondulatória, temos:
c = λ ⋅ f & 3 ⋅ 108 = λ ⋅ 7,5 ⋅ 1014 & λ = 4,0 ⋅ 10–7 m = 400 nm
Logo, a menor estrutura celular que se poderia observar nesse microscópio de luz deve ter
uma dimensão maior que 400 nm, que, na figura, é representada pelo retículo endoplasmático.