Faça um resumo sobre as Revoltas da Armada e,da Revolta Federalista
Soluções para a tarefa
Revolta da Armada
A Revolta Armada (1891-1894), ocorrida no Rio de Janeiro foi uma rebelião armada (daí surge seu nome) da marinha do Brasil, os quais bombardearam a capital por meio dos navios de guerra da marinha, os chamados “encouraçados” (Aquidaban, Javary, Sete de Setembro, Cruzador República, Cruzador Tamandaré, cruzador Trajano, Orion, corveta Amazonas, canhoneira Marajó, dentre outros). Para os historiadores a revolta da armada começou com a renúncia de Deodoro da Fonseca, em 1891, e por isso, é dividida em dois momentos, a saber:
Primeira Revolta da Armada: no governo de Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do país.
Segunda Revolta da Armada: no governo de Floriano Peixoto, segundo presidente do país que assume a presidência após a renúncia de Deodoro.
Principais Objetivos
Note que o objetivo principal da revolta da armada, consistia em igualar os direitos e salários do exército e da marinha, uma vez que a “República da Espada” (1889-1894) representou o governo de dois militares: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Assim, a marinha, insatisfeita, declara a revolta, sendo seus principais líderes: Saldanha da Gama e Custódio de Melo. Além disso, os opositores lutavam pelo retorno à monarquia.
Espero ter ajudado ❤️
Instagram:. @maninhapereiraofc
@maninhapereira_designer
Resposta:
Revolução Federalista:
(1893-1895), ocorrida durante o governo de Floriano Peixoto no período denominado "República da Espada", foi uma guerra civil gaúcha disputada entre os federalistas (maragatos) e os republicanos (pica-paus). Representa uma das mais violentas e sangrentas revoltas travadas no sul do Brasil.
A revolução durou dois anos e meio, desde fevereiro de 1893, com a eclosão da revolta pelos maragatos, os quais tentaram tomar a cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, devido sua posição estratégica, espalhando-se por outros estados da região sul: Santa Catarina e Paraná.
A revolução somente terminou em agosto de 1895, no governo de Prudente de Moraes, que ao contrário de Floriano, ficou conhecido como o "Pacificador" e assinou um tratado de paz com os maragotas, em 23 de agosto de 1895, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, estabelecendo a derrota definitiva dos maragatos pelos pica-paus bem como a anistia dos envolvidos.
Revolta da Armada:
Ao mesmo tempo, no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, estava acontecendo outro conflito, a "Revolta da Armada", disputada entre os militares e o exército. Ao final, alguns rebeldes da Revolta da Armada tentaram se aliar e articular ações com os federalistas no sul do país, ps quais conquistaram a cidade de Desterro (atual Florianópolis), em Santa Catarina, No entanto, Floriano Peixoto, deu um fim às duas revoltas em 1894, oque lhe conferiu a denominação de "Marechal de Ferro".
Espero ter ajudado ;')
Explicação: