Geografia, perguntado por gustavo825428, 11 meses atrás

faça um resumo sobre as placas tectônicas e deriva continental​

Soluções para a tarefa

Respondido por clarinhanena
9

Resposta:

A palavra tectônica é de origem grega e significa construir, portanto tectônica de placas quer dizer que a superfície terrestre é construída por placas. Algumas dessas placas formam o fundo do oceano, como a placa do pacífico, outras placas são o “assoalho” dos continentes , como a placa Sul Americana onde está situado o território brasileiro.

Principais Placas Tectônicas da Crosta Terrestre

Placa Sul Americana – onde situa-se o Brasil e quase toda a América do Sul;

Placa de Nazca;

Placa Norte-Americana;

Placa Africana;

Placa Euro-Asiática;

Placa do Pacífico;

Placa Indo-Australiana;

Placa Antártica;

Espessura e Mobilidade

As placas tectônicas tem espessura variável, nas regiões oceânicas são mais finas, as espessuras variam entre 10 km nas dorsais (cordilheira submarina) , até algumas dezenas de quilômetros. Já nas regiões continentais são mais espessas e podem chegar a 250 km de espessura.

É interessante reconhecer que as placas tectônicas estão assentadas sobre o manto que tem um comportamento viscoso, isto é pastoso, fazendo com que as mesmas se movam (escorregam), afastando-se ou chocando-se nas zonas de contato com as outras placas.

Conseqüências

O movimento das placas tectônicas que se deslocam sobre a astenosfera (parte pastosa) interagindo ao longo do tempo entre si em um processo geodinâmico que tem como conseqüência a origem das montanhas e bacias geológicas, provocando terremotos, vulcanismo, magmatismo e outros eventos geológicos todos decorrência desses movimentos das placas.

Terremotos

Os terremotos são tremores ou abalos causados pela liberação repentina da energia acumulada durante longos intervalos de tempo em que as placas tectônicas sofreram esforços para se movimentar.

Tectônia

A adoção da teoria da tectônica de placas para explicar a dinâmica de transformação da crosta terrestre representou, para a tectônica, uma revolução científica análoga, em suas conseqüências, aos modelos atômicos de Rutherford e Bohr, para a física, ou à descoberta do código genético, para a biologia.

Perguntas interessantes