Faça um resumo sobre a desigualdade dos negros na educação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Enquanto 76% dos jovens brancos entre 15 e 17 anos estão matriculados no Ensino Médio, esse número cai para 62% entre a população preta - uma diferença de 14 pontos percentuais (p.p.). Ou seja, uma proporção maior de negros está em situação de atraso escolar (matriculado na série inadequada para sua idade) ou fora da escola. O levantamento é do Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse é um dos vários indicadores educacionais que revelam a desigualdade racial ainda presente na sociedade brasileira. Em um País “lanterninha” na abolição da escravatura enquanto prática social legalizada, o quadro não é uma surpresa e indica que, apesar dos muitos avanços nas políticas afirmativas, há um longo caminho a ser percorrido para que a igualdade de oportunidades entre negros e brancos seja atingida. “Se não houver reconhecimento de que ainda há racismo e que suas nuances produzem desigualdades nas mais diferentes esferas da vida brasileira, não será possível ter igualdade com acesso a oportunidades para todos”, critica José Vicente, doutor em Educação e reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares.
+++“O COMBATE AO RACISMO É UMA LUTA DE TODOS”, DIZ JOSÉ VICENTE
Ainda segundo o levantamento, a desigualdade racial na Educação resiste mesmo entre os negros com maior renda, embora com menos intensidade. Mesmo entre os 25% mais ricos (quartil de renda 4), a população negra permanece atrás na proporção de matrículas na etapa adequada. Veja a tabela a seguir.
Resposta:
Explicação:
A desigualdade foi porque eles teve Fer q ia sair de lá então eles conseguiram e saíram das escravidão