Biologia, perguntado por eliottzx, 5 meses atrás

faça um resumo pequeno sobre determinação cromossônica do sexo​

Soluções para a tarefa

Respondido por bexabc
1
São conhecidas duas formas de reprodução, a reprodução assexuada e a reprodução sexuada. Na reprodução assexuada um indivíduo transmite a todos os seus descendentes genes idênticos ao seu, enquanto que na reprodução sexuada ocorre a recombinação dos genes maternos e paternos, de forma que os descendentes possuam combinações gênicas diferentes das que recebeu dos pais. Nas espécies dioicas (sexos separados), a determinação do sexo depende da ação de genes específicos que atuam no desenvolvimento do novo organismo, fazendo com que ele se torne macho ou fêmea.
Respondido por DuuudsLD
5

Nos seres humanos por exemplo, o sexo é determinado por 2 cromossomos sexuais, são eles :

  1. Cromossomo X
  2. Cromossomo Y

O óvulo (gameta feminino) carrega sempre um cromossomo X, entretanto, o espermatozoide (gameta masculino), pode possuir um cromossomo X ou um cromossomo Y, se por algum acaso o espermatozoide carregar um cromossomo Y, e ocorrer a fecundação (encontro do gameta feminino com o masculino), uma célula ovo, também chamada de zigoto, vai gerar um indivíduo do sexo masculino, e se o espermatozoide possuir um cromossomo X, vai fecundar o óvulo e gerar um indivíduo do sexo feminino. Logo, os homens possuem um cromossomo X e outro Y (XY) e a mulher possui 2 cromossomos X (XX).

  • Mas por que quem possui um cromossomo Y se torna um homem ?

De maneira resumida, existe um gene no cromossomo Y, chamado de SRY , esse gene vai ativar uma região do seu DNA, que vai comandar o desenvolvimento dos testículos, que vão produzir o hormônio testosterona e consequentemente a pessoa vai ser homem. Como no cromossomo X não existe esse gene, os testículos não se desenvolvem, se atrofiam, e dão origem aos ovários da mulher.

Bons estudos e espero ter ajudado


larissaestuart: OLÁ
larissaestuart: PODERIA ME AJUDAR EM UMA QUESTÃO??
Perguntas interessantes