Faça um resumo pequeno sobre a idade moderna de pelo menos 15 linhas? Gente rápido preciso pra hoje sem colar da internet por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Idade Moderna é uma época da História que tem início em 1453 (tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos), indo até 1789 (início da Revolução Francesa).
Principais características no mundo ocidental:
- Foi um período de transição do Feudalismo para o Capitalismo.
- Fortalecimento das monarquias nacionais europeias.
- Prevalência de um regime político caracterizado, principalmente, pela centralização do poder nas mãos do monarca (rei).
- Período de descobrimentos marítimos feitos pelos europeus (principalmente Portugal e Espanha) e colonização e exploração das terras descobertas (principalmente na América e África).
- Comércio marítimo como principal fator de desenvolvimento econômico das nações.
- Fortalecimento da burguesia comercial europeia.
- Surgimento de movimentos de contestação ao poder da Igreja Católica (Reforma Religiosa) e formação de novas igrejas (luterana, calvinista e anglicana).
- Desenvolvimento das artes plásticas e da cultura sob uma nova perspectiva (humanismo), principalmente com o Renascimento Cultural.
- Amplo desenvolvimento científico (Astronomia, Engenharia, Matemática, Anatomia, Biologia, etc.) no contexto do Renascimento Científico.
- Acúmulo de riquezas na Europa, fruto da exploração das colônias na América.
- Início da Revolução Industrial no final da Idade Moderna.
- Contestação, principalmente com o Iluminismo, do regime Absolutista e crise deste sistema de governo no final da Idade Moderna (segunda metade do século XVIII).
Resposta:
Aqui está
Explicação
A idade moderna começou logo depois da queda de Constantinopla, pelo Império Turco-Otomano, em 1453, e terminando em 1789 com a Revolução Francesa.
Na idade moderna, os artistas e pintores tinham a ideia de fazer ''renascer'' a arte greco-romana, isto é, o renascimento. No renascimento tinham pinturas como: Monalisa, A Última Ceia e O Nascimento de Vênus, e artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Sandro Botticelli.
Logo depois, Martinho Lutero teve a ideia de pregar 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Martinho Lutero fez muito mais, mas, resumindo, ele acreditava que "a salvação vem somente pela graça, somente pela fé e somente por Cristo". Com ele vieram João Calvino, com o calvinismo (predestinação).
E então por fim, Henrique VIII com a Igreja Anglicana.
Logo depois nós temos as Grandes Navegações.
Os muçulmanos trancaram a passagem do Mar Mediterrâneo para a Ásia, e na época era muito importante que os Europeus chegassem as Índias, e então Cristóvão Colombo, um italiano, foi contratado pelos reis da Espanha para que descobrisse uma nova rota para as Índias, mas acabou atracando nas Américas, onde ele chamou de Índias, e por isso, chamou os habitantes dali de Índios.
Américo Vespúcio então, descobriu que não eram as Índias, enfim descobriu que na verdade, era um novo continente, o qual batizou de seu nome, América.
Vasco da Gama foi em busca das Índias, ele teve que cruzar o sul da África, e então ele chegou enfim em Calicute, nas Índias, mas ainda, ele também foi até um local do Oceano Pacífico, onde comprovou que a Terra tinha um formato redondo.
Vasco da Gama morreu na Ásia e não conseguiu voltar, quem voltou em seu barco foi Pêro Escobar e Nicolau Coelho.
Enfim, aí temos as questões da Escravidão, e do Absolutismo.
Mas isso daria umas 30 linhas a mais
É isso, flwww