Faça um resumo dos principais acontecimentos da confederação do equador:
Soluções para a tarefa
Resposta:
guerras e discursos e políticas
Explicação:
site:sou do 1 ano do ensino médio
A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário, ocorrido em Pernambuco, no ano de 1824. Esse movimento tinha caráter separatista, republicano, liberal e emancipacionista. Embora Pernambuco tenha sido o centro e berço do movimento, ele se espalhou por outras províncias nordestinas.
Em muitos aspectos, esse movimento foi uma continuação (espécie de segunda fase) da Revolução Pernambucana de 1817.
O movimento teve início em Recife, em 2 de julho de 1824, após Manoel de Carvalho declarar a independência da província de Pernambuco. Ele também convidou as outras províncias nortistas e nordestinas para fazerem parte, junto com Pernambuco, de um novo país, que seria a Confederação do Equador. Embora houvesse muitos habitantes dessas províncias interessados na revolução e fundação de um novo Estado republicano, não houve adesão significativa dessas outras províncias.
Em pouco tempo, a revolução se espalhou pelas províncias do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, porém poucas pessoas aderiram ao movimento.
Em 12 de setembro de 1824, o governo imperial enviou tropas ao Nordeste. Recife foi cercada e a maior parte dos revolucionários foram presos ou fugiram. Entre os fugitivos estava Manoel da Nobrega. Alguns que enfrentaram as tropas do governo morreram em combate. Assim, a revolta foi rapidamente sufocada em 29 de novembro de 1824.
Frei Caneca foi preso e, junto com outros participantes, condenado a morte. Ele foi executado, aos 45 anos, em 13 de janeiro de 1825.