Faça um resumo de favelização
Soluções para a tarefa
Resposta:
favelismo...O MOVIMENTO FAVELISTA, não deseja ver o surgimento de novas favelas, pelo contrário, entendemos que quanto mais favelas, mais desigual será o País. O Favelismo busca um projeto capaz de superar e imenso abismo que existe entre favela e asfalto. Habitação, política de segurança e transporte eficazes, que permitam oferecer conforto e qualidade de vida para todos os que moram nesses lugares. O Favelismo entende que um país com favelas não pode ser considerado um país verdadeiramente desenvolvido, mas sabe também, por mais contraditório que possa parecer, que nesses lugares está a essência da transformação que precisamos para o nosso país: a COOPERAÇÃO.
Explicação:
As primeiras favelas brasileiras surgiram no século XIX, após a abolição da escravatura, de forma que os escravos foram segregados da população branca, os quais permaneceram em zonas de risco, ou seja, próximos aos morros, córregos, etc. Contudo, o termo "favela" surge no contexto da Guerra de Canudos (1896 a 1897), para se referir ao “Arraial de Belo Monte”, que existia no “Morro da Favela”.
Todavia, a maioria das favelas brasileiras é fruto do processo de Industrialização do século XX, sobretudo do processo de Modernização dos Latifúndios na época da Ditadura Militar. Com isso, o êxodo rural (saída do campo para as cidades) foi uma alternativa encontrada pelos trabalhadores camponeses, os quais foram expulsos do campo em detrimento do progresso revelado pelas máquinas agrícolas, o que levou ao crescimento desordenado das favelas nos grandes centros e nas médias cidades. Não obstante, com o passar do tempo, a favelização no Brasil adquiriu grandes proporções refletidos nas estatísticas como o aumento da miséria, do desemprego, da violência e dos contrastes sociais.