. Faça um resumo de cada Domínio Morfoclimático a seguir:
a. Domínio amazônico.
b. Domínio de Mares de Morros.
c. Domínio do Cerrado.
d. Domínio da Caatinga.
e. Domínio das Araucárias.
f. Domínio das Pradarias.
Soluções para a tarefa
Resposta:
PRADARIA:
Localiza-se no extremo sul do país, na região do sudoeste do Rio Grande do Sul, e estende-se pelo Uruguai e pela Argentina. A sua vegetação é composta quase que exclusivamente por gramíneas, com exceção das matas fluviais.
Localiza-se no extremo sul do país, na região do sudoeste do Rio Grande do Sul, e estende-se pelo Uruguai e pela Argentina. A sua vegetação é composta quase que exclusivamente por gramíneas, com exceção das matas fluviais.O clima predominante é o subtropical, muito úmido e com temperaturas amenas. O relevo é plano, levemente ondulado e composto por pequenas colinas (coxilhas).
AMAZONICO:
É o maior domínio morfoclimático do Brasil, ocupa cerca de 40% do território brasileiro e abrange a maior parte dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
É o maior domínio morfoclimático do Brasil, ocupa cerca de 40% do território brasileiro e abrange a maior parte dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.Apresenta um relevo, relativamente, de baixa altitude, que é composto por planaltos, depressões e algumas planícies aluviais (planície formada pelo acúmulo de sedimentos transportados por rios.
MARES DE MORRO:
Localiza-se nas regiões litorâneas do país, desde o Nordeste até o Sul, estendendo-se para parte do interior da região Sudeste. O relevo dessa região apresenta um aspecto ondulado, de altitudes relativamente elevadas, sendo rico em morros convexos (formas conhecidas como “meias-laranjas” viradas para baixo) com declividade elevada.
Localiza-se nas regiões litorâneas do país, desde o Nordeste até o Sul, estendendo-se para parte do interior da região Sudeste. O relevo dessa região apresenta um aspecto ondulado, de altitudes relativamente elevadas, sendo rico em morros convexos (formas conhecidas como “meias-laranjas” viradas para baixo) com declividade elevada.A vegetação florestal original era a Mata Atlântica, que foi praticamente toda devastada pela ocupação humana, visto que essa região foi a primeira a ser colonizada e é a que apresenta a maior densidade demográfica do país.
CERRADO:
Com cerca de dois milhões de quilômetros quadrados, o Cerrado é o segundo maior domínio do Brasil. Localiza-se em uma região de relevos planálticos, no planalto central do país, com diversas chapadas e chapadões. Como esse domínio natural está no interior do país, o tipo de clima predominante é o tropical típico ou tropical continental, em que predomina a alternância entre uma estação seca e uma estação quente e úmida.
Com cerca de dois milhões de quilômetros quadrados, o Cerrado é o segundo maior domínio do Brasil. Localiza-se em uma região de relevos planálticos, no planalto central do país, com diversas chapadas e chapadões. Como esse domínio natural está no interior do país, o tipo de clima predominante é o tropical típico ou tropical continental, em que predomina a alternância entre uma estação seca e uma estação quente e úmida.A vegetação, adaptada a essa alternância de estações, é composta por gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte, com galhos retorcidos e cascas grossas, que perdem parte das folhas durante a estação seca. Como o solo da região é pobre e ácido, para desenvolver qualquer prática agrícola nessa porção territorial, é necessário corrigir a acidez do solo a partir da adição de calcário.
CAATINGA:
Localiza-se na região Nordeste e em uma pequena extensão do Sudeste do Brasil. Abrange uma área de 1,1 milhão de quilômetros quadrados que envolve o estado do Ceará e parte dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Minas Gerais.
Localiza-se na região Nordeste e em uma pequena extensão do Sudeste do Brasil. Abrange uma área de 1,1 milhão de quilômetros quadrados que envolve o estado do Ceará e parte dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Minas Gerais.O clima predominante é o semiárido, com altas temperaturas e chuvas escassas e irregulares, havendo grandes períodos de estiagem. A vegetação é composta por arbustos, árvores de pequeno porte e raízes profundas e plantas xerófilas.
ARAUCÁRIAS:
Predomina na região Sul do país em uma área de cerca de 400.000 quilômetros quadrados. A sua vegetação é rica em árvores da espécie Araucaria Angustifolia, conhecida como Araucária ou Pinheiro-do-Paraná. O clima é o subtropical úmido, com chuvas regulares o ano todo e uma temperatura mais amena, com médias anuais que variam entre 14ºC e 22°.