História, perguntado por thalitasantos180682, 9 meses atrás

faça um resumo de 15 linhas sobre a divisão do Império de Carlos Magno.
me ajudem por favor,desde já agradeço​

Soluções para a tarefa

Respondido por kpopperlouca
1

(Não sei se irá sair 15 linhas, mas estou ajudando no que posso)

A grandeza do Império Carolíngio não sobreviveu, porém, à morte de seu mais importante imperador. Em 814, após a morte de Carlos Magno, o poder central começou a se enfraquecer em detrimento do fortalecimento dos poderes locais, exercidos por condes e marqueses.

O sucessor de Carlos Magno foi Luís, o Piedoso, que, como o próprio nome indica, era um homem muito apegado à Igreja. Durante seu governo (814-841), verificou-se um avanço extraordinário do poder do clero, o que desagradou seus filhos que o encarceraram em um convento. Após sua morte, ocorreram violentas disputas entre seus filhos pela sucessão do trono de Carlos Magno. Tais disputas se resolveram apenas em 843, com a divisão do território carolíngio.

O Tratado de Verdun pôs fim às disputas entre os netos de Carlos Magno ao estabelecer a divisão do império. Carlos, o Calvo, recebeu as terras que correspondem à França Ocidental, Luís, o Germânico, o território que atualmente corresponde à Alemanha, enquanto Lotário, a faixa de terra situada entre os domínios dos irmãos, do sul da Itália ao mar do Norte.

Ao longo da Alta Idade Média, cada parcela do território carolíngio teve destinos diferentes. Os domínios de Lotário foram incorporados pela Germânia, originando o Sacro Império Romano-Germânico. Já a parte ocidental do antigo império ficou isolada do restante da Europa devido à nova onda de invasões ocorridas no século IX: os normandos, ou vikings, ocuparam as ilhas britânicas e o norte da França (Normandia), e os magiares (eslavos) se fixaram na Europa Oriental.

O isolamento geográfico da Europa centro-ocidental (árabes, ao sul, normandos, ao norte, e magiares, a leste) e os ataques e saques promovidos frequentemente pelos invasores, determinaram os processos de ruralismo da vida europeia e a fragmentação do poder político, originando um novo sistema socioeconômico e político conhecido como feudalismo.


thalitasantos180682: Mano que perfeita,obrigada demaiiis!!!!!
kpopperlouca: nada more
Perguntas interessantes