Faça um resumo da vida do profeta Maomé.
Soluções para a tarefa
É o profeta e a figura mais importante do islamismo. Nascido em Meca no ano 570 como Mohammad, passou a maior parte da vida como mercador analfabeto, mas, aos 40 anos, teria recebido suas primeiras revelações do arcanjo Gabriel. O fenômeno se repetiu por 23 anos e deu origem ao Corão, livro sagrado dos islâmicos.
Maomé pregou a devoção a um Deus único (Alá), lutou contra o infanticídio e defendeu a divisão de terras dos ricos com os pobres, contrariando a classe dominante de Meca. Foi perseguido e mudou-se para Medina, onde estruturou uma poderosa tropa. Retornou dois anos depois e ascendeu como líder político. Naquele tempo, a sociedade árabe era dividida em tribos e clãs, e pode-se dizer que Maomé proporcionou uma unidade nacional por meio da religião, ajudando a posicionar a nação árabe como pioneira cultural e científica 200 anos depois
POR VOLTA do ano 500 depois do nascimento de Jesus, Meca era uma das várias cidades espalhadas pelo deserto, mas tinha uma lenda única: Acreditava-se que uma pedra negra de Meca havia caído do céu. Muitas pessoas peregrinavam para lá para meditar e orar.
Em 570 D.C, Maomé nasce na cidade de Meca, filho de um comerciante humilde. Órfão de pai muito cedo, foi criado por um tio e aprendeu a trabalhar como comerciante e pastor. Maomé gostava de todas as pessoas que faziam peregrinações para sua cidade e conversava com elas durante horas.
Embora fosse analfabeto, gostava de ouvir história de Abraão e de Jesus e lembrava-se delas com muita facilidade. Quando tinha 40 anos, foi meditar numa caverna no monte Hira e teve uma visão do Arcanjo Gabriel. Maomé ficou preocupado. Não sabia se aquilo era real ou um sonho. Depois de algum tempo o arcanjo voltou a aparecer para ele e disse: “Não há outro deus além de Alá (“Deus” ) e Maomé é seu profeta”.
O arcanjo passou a ele então 6232 versos sagrados, dando-lhe a responsabilidade de difundi-los e garantir que essas novas leis fossem seguidas em todo o mundo.
Islã significa: “Submissão a vontade de Deus”. Todos aqueles que seguiram os ensinamentos de Maomé ficaram conhecidos como Muçulmanos, que tem o mesmo significado de “Crentes”. O Islã é baseado no Alcorão: o livro onde Maomé colocou as leis que recebeu do arcanjo.
Se conseguisse fazer isso, ele livraria a humanidade do inferno e tornou-se assim o Profeta Maomé, o Profeta de Alá.
Foi assim que os árabes também passaram a acreditar num único Deus. Maomé ensinou a grandeza de Deus e rejeitou a adoração de ídolos de madeira e de pedra. Muitos seguiram seus ensinamentos. Conforme as pessoas foram aprendendo de Maomé, foram deixando de lado a famosa “Pedra Negra”.
Por causa disso, Maomé e seus seguidores foram ameaçados e perseguidos pelos líderes religiosos. No ano de 622, Maomé teve que se esconder na terra de Medina, onde ficou por muito tempo. Essa época é conhecida pelos islâmicos como Ségira: O ano zero, pelo qual o calendário deles começaria.
Todos aqueles que seguiram os ensinamentos de Maomé ficaram conhecidos como Muçulmanos, que tem o mesmo significado de “Crentes”.
Todos aqueles que seguiram os ensinamentos de Maomé ficaram conhecidos como Muçulmanos, que tem o mesmo significado de “Crentes”.
Depois de viver 7 anos em Medina, o profeta Moamé conseguiu formar um exercito muito poderoso. No ano de 630, Maomé atacou a cidade de Meca, derrotou os velhos sacerdotes que haviam o expulsado e assumiu o controle da cidade. Ali se tornou o centro sagrado para os mulçumanos até os dias de hoje.
Fundador da religião islâmica, Maomé morreu em 632 D.C., não deixando sucessores, a não ser o Islã que continuou se expandindo. Conquistaram a Pérsia, Bizancio, Península Ibérica, o Norte da África entre outros.Mais tarde, passaram a controlar também as principais rotas mediterrânicas.
Espero ter ajudado.