Faça um pequeno resumo sobre o regime militar na Venezuela
me ajudem, por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Implantação de medidas socialistas, através do que denominou Revolução Bolivariana. Essa seria, em teoria, uma versão moderna (do século XXI) do socialismo. Na prática, reproduziu muitas características do socialismo soviético do século XX. Ou seja, forte interferência política, centralização do poder, enfraquecimento de instituições democráticas e perseguição e prisão de opositores políticos.
- Combate ao neoliberalismo e desestruturação do capitalismo, que até então vigorava positivamente no país.
- Tomada de medidas contrárias à globalização econômica.
- Fortes críticas aos Estados Unidos, eleito pelo regime ditatorial venezuelano como sendo o “grande inimigo” da Venezuela.
- Implantação de sistema educacional de viés socialista com forte doutrinação ideológica.
- Desrespeito constitucional: mudanças constitucionais para fortalecer seu poder e até permanecer, como presidente, por mais de cinco anos, com a aprovação da reeleição.
- Adoção de medidas nacionalistas, sendo que muitas delas prejudicaram empresas estrangeiras que até então atuavam no país positivamente. Muitas destas empresas, em função da insegurança jurídica e perseguições, saíram da Venezuela, provocando assim o aumento do desemprego.
- Uso de grande parte dos dólares da venda de petróleo (principal produto de exportação do país) para a manutenção de programas sociais. O petróleo é explorado e comercializado pela empresa estatal venezuelana PDVSA.
- Busca por apoio da população através de medidas populistas e paternalistas. Usou, inclusive, campanhas patrióticas como forma de conquistar grande parte dos venezuelanos e se perpetuar no poder por mais tempo.
- No ano 2000, Hugo Chavéz foi reeleito presidente da Venezuela. A eleição foi marcada por suspeitas de fraudes e manipulações eleitorais.
- Dois anos após a reeleição, parte significativa da população venezuelana começou a ficar insatisfeita com o governo Chavéz. Essa insatisfação estava ligada não só às posturas antidemocráticas do regime, mas também com o aumento do desemprego e com a crise econômica.
- Em 11 de abril de 2002, houve uma tentativa de golpe militar (de opositores) contra o governo Chavéz. Com duração de 47 horas, ele foi encerrado com a libertação do presidente.
- O terceiro mandato de Chavéz ocorreu entre 2007 e 2013. Neste período, a situação econômica da Venezuela piorou ainda mais, ocorreram censuras à órgãos de imprensa e muitos venezuelanos saíram do país (início da migração).
- Chavéz morreu em 2013. Entrou em seu lugar o vice-presidente Nicolás Maduro.