História, perguntado por LuizaStylinson, 1 ano atrás

Faca um breve resumo sobre as ideias dos tres teoricos do absolutismo citados no capitulo: Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.

Soluções para a tarefa

Respondido por BárbaraCanela612
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Nicolau Maquiavel era conselheiro das autoridades, autor de " O Príncipe", manual que ensina o governante como agir para conquistar e manter o poder. Seu pensamento era: melhor ser temido que amado, o homem, em sua visão era covarde e ambicioso.
Thomas Hobbes acreditava que o homem nascia mau, por isso a vida era uma guerra permanente de todos contra todos. Autor de Leviatã.
Jacques Bossuet: acreditava que a natureza humana era boa. Porém quando o homem entrava na sociedade ele perdia sua liberdade e se transformava em invejoso, ganancioso e mal. Foi bispo e autor de A política inspirada na sagrada escritura. Acreditava que o rei era representante de Deus na Terra, por isso a teoria criada por Bossuet é chamada de A teoria divina dos reis.

LuizaStylinson: Obrigada, babe.
BárbaraCanela612: De nada ★
Respondido por Matheusieti
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Maquiavel faz uma interessante reflexão sobre o papel do filósofo neste ponto, visto que para o autor, a atuação do filósofo não é o de fazer especulações sobre política e  sim criar um guia prático para a reflexão.

Deste modo, a partir do empirismo o governante deve transgredir a moral para se manter no poder, firmando tratados entre essa noção e a busca pela coexistência da crítica filosófica e a política.

Para Hobbes a paz só é possível quando a liberdade fosse reunida por todos os indivíduos, fato que ele define como a liberdade total.

Hobbes também defende que a igualdade é um fator contribuinte para a guerra de todos os indivíduos, proporcionando uma luta acirrada pelos direitos individuais de cada um.

Bossuet partia da  teoria do direito divino ou direito divino dos reis, que parte do pressuposto que os príncipes eram escolhidos por Deus para governarem após a passagem do trono de seus pais, os Reis.

Essa concepção está relacionada ao período Calvinista, onde as conexões da Igreja e da Sociedade estavam ligadas, aliando doutrina a hierarquia de governo, passando essa doutrina a ser modificada aos poucos a partir da reforma protestante.

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