Faça um breve ralo de sua aprendizagem com o estudo dos conteúdos do capítulo 18, a ética.
Orientações
v Tome por base os seus estudos e leituras do texto das páginas 326 a 330 e 335-336.
v Destaque em seu relato no mínimo 6(seis) pontos importantes apreendidos no conteúdo estudado.
v Construa a sua resposta com no mínimo 22 (vinte e duas) linhas distribuídas em quantos parágrafos considerar necessário.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com o início dos estudos do capítulo 18 do livro “Fundamentos da Filosofia” eu comecei a compreender a real importância da moral e ética na vida das pessoas, indo desde uma simples decisão a uma gama de leis que fazem a sociedade funcionar melhor.
Ao começar o capítulo, podemos observar que o texto faz uma introdução a Moral e Ética, e explica qual é a relação entre elas. Moral e Ética significam praticamente a mesma coisa, porém, no contexto filosófico, a Moral é um conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores da comunidade e sua cultura, e a ética, sendo mais específico, é a disciplina filosófica que investiga o que é a moral.
Indo para a segunda parte do capítulo, onde foi estudado a ética na história, é introduzido o estudo da ética desde os tempos antigos, com Aristóteles, passando pelos tempos da idade média, com Santo Agostinho, e Immanuel Kant, na idade moderna.
Começando pela Antiguidade, é explicado que a preocupação com os problemas éticos teve inicio na época de Sócrates, filosofo grego que viveu entre os anos de 470 a.C. e 399 a.C., conhecido também como o pai da moral. Inicialmente o livro mostra a opinião dos sofistas, que afirmavam que não existem normas e verdades universalmente válidas, diferente de Sócrates que sustentava a existência de um saber universalmente válido, que decorre do conhecimento da essência humana, a partir da qual se pode conceber a fundamentação de uma moral universal.
Chegando no período da idade média, foi visto que, naquela época, predominava a Ética cristã, e é introduzido inicialmente a diferença entre a ética cristã da grega, que era o abandono da visão mundana, no qual a ética cristã deixava de lado a ideia de que o fim último da vida humana estava neste mundo, e a emergência da subjetividade, que tratava a moral como uma relação de cada indivíduo com Deus.
Contudo, para concluir o estudo da Moral e Ética passando por todas as eras, ficou em aberto o estudo da Idade Moderna.
Explicação:
Mude algumas partes que vc achar necessário.