Biologia, perguntado por tamirespereira69, 8 meses atrás

Faça o esquema do ciclo de vida, colocando a quantidade de conjunto de cromossomos, para cada fase: a) Ciclo haplobionte; b) Ciclo diplobionte; c) Ciclo haplodiplobionte.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielacoimbra28341
2

Resposta:

→ Ciclo haplobionte haplonte

Os ciclos chamados de haplobiontes (do grego haplo, simples, único, e bionte, organismo) são aqueles em que há apenas um tipo de indivíduo adulto. No ciclo haplobionte haplonte, chamado somente de haplobionte por alguns autores, o indivíduo adulto é haploide e o zigoto é diploide, ou seja, o adulto possui apenas um grupo de cromossomos, e o zigoto possui dois grupos.

Nesse ciclo, o adulto produz gametas haploides (n) que, ao fundirem-se na fecundação, originam um zigoto diploide (2n). O zigoto, então, sofre meiose, o que resulta em células haploides. São essas células haploides que originam o adulto. Percebe-se, portanto, nesse ciclo, que o único adulto é um indivíduo haploide. A meiose ocorre no zigoto e, por isso, é chamada de zigótica.

→ Ciclo haplobionte diplonte

Esse ciclo de vida também é haplobionte, uma vez que há apenas um tipo de adulto. Nesse caso, porém, trata-se de um adulto diploide, diferentemente do que ocorre no ciclo haplobionte haplonte.

No ciclo haplobionte diplonte, chamado de diplobionte por alguns autores, o indivíduo adulto diploide (2n) produz gametas haploides (n) por processos de meiose. Na fecundação, os gametas formam o zigoto diploide (2n) que, então, sofre mitose e origina um indivíduo adulto diploide (2n). Esse adulto produz gametas e dá continuidade ao ciclo. No ciclo haplobionte diplonte, apenas os gametas são haploides, e os adultos são sempre diploides. A meiose, nesse caso, é sempre gamética, pois leva à formação de gametas.

→ Ciclo diplobionte

O ciclo diplobionte (do grego diplo, duplo, dois) apresenta duas formas de vidas adultas: uma haploide e uma diploide. Esse tipo de reprodução denomina-se alternância de gerações.

Nesse ciclo, inicia-se a fusão de gametas haploides (n) para a produção de um zigoto (2n), que sofre, por sua vez, mitose, originando um adulto também diploide (2n). Esse adulto produz células haploides por meiose, as quais originam um indivíduo adulto haploide (n). Adultos haploides produzem gametas também haploides(n), que, por meio da fecundação, produzem um zigoto diploide, iniciando o ciclo. Portanto, nesse tipo de ciclo reprodutivo, existe a alternância entre gerações haploides e diploides.

Perguntas interessantes