Faça as reações de neutralização total. Escreva o nome dos sais formados.
a) H3PO4 + NH4OH →
b) H2SO4 + Bi(OH)3 →
c) HCl + NaOH →
Soluções para a tarefa
Os sais formados são o fosfato de amônio, sulfato de bismuto e cloreto de sódio.
O que são reações de neutralização?
Também chamadas de reação ácido-base, pois são reações que ocorrem entre um ácido (composto que apresenta hidrogênio como cátion) e uma base (composto que apresenta grupo hidroxila/ como ânion). Essas reações formam um sal composto do ânion do ácido e do cátion da base, além da formação de moléculas de água. Essas reações podem ser de dois tipos:
- Total - quando todos os hidrogênios ácidos/ionizáveis do ácido e grupos hidroxilas da base são neutralizados.
- Parcial - quando nem todos os hidrogênios ácidos/ionizáveis do ácido e grupos hidroxilas da base são neutralizados, ainda tendo a possibilidade de ocorrer mais formação de e .
a) Sabemos que cada hidrogênio possui uma carga positiva. Devido ao fato dos compostos serem neutros, se contarmos o número de hidrogênios no ácido, a carga do ânion do ácido terá a mesma quantidade, só que na carga oposta, ou seja, negativa. Portanto, para o ácido fosfórico temos que:
⇔
Sabemos que cada grupo hidroxila possui uma carga negativa. Novamente, devido ao fato dos compostos serem neutros, ao contarmos o número de hidroxilas na base, a carga do cátion da base terá a mesma quantidade, só que na carga oposta, ou seja, positiva. Portanto, para o hidróxido de amônio temos que:
⇔
Sendo assim, os hidrogênios positivos irão se ligar aos grupos hidroxila formando água, e os outros grupos presentes formarão o sal. Para finalizar, sendo uma neutralização completa, é necessário que todos os grupos hidroxila e hidrogênios ácidos se liguem um ao outros. Para isso, balanceamos a equação.
→
Temos 3 , portanto, precisamos de 3 grupos . Sendo assim, colocaremos 3 mols de . A carga no ânion fosfato (vindo do ácido) é 3- e, portanto, para o sal ser neutro é necessário equilibrá-lo com 3 grupos amino cuja carga é 1+. Dessa forma, temos os produtos finais da reação.
Para nomear o sal, é necessário verificar o nome do ácido, como mostrado na figura abaixo. Portanto, como o ácido é o fosfórico, e o cátion da base é o amônio, o sal será fosfato de amônio.
b) Seguindo o mesmo passo a passo da questão anterior, temos que o ácido sulfúrico libera 2 hidrogênios e o hidróxido de bismuto libera 3 hidroxilas.
⇔
⇔
Novamente é necessário que balanceemos a equação, de forma a formar água utilizando todos os e , e o sal também precisa ser neutro, com cargas negativas iguais às positivas. Portanto, será necessário usar 2 átomos de bismuto com 3 cargas positivas cada para equilibrar 3 grupos sulfatos com 2 cargas negativas cada, como na formulinha abaixo:
3* (2-) + 2*(3+) = 0 → composto neutro
Assim, o balanceamento fica:
→
O nome do sal é sulfato de bismuto, pois ácido com final ico gera ânion com final ato e o cátion da base é o bismuto.
c) Novamente, seguindo os passos que fizemos anteriormente, o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio vão formar os íons e , respectivamente:
⇔
⇔
Nesse caso, o número de formado pelo ácido é igual ao número de formado pela base. Dessa forma a equação já está balanceada.
→
O sal formado é o cloreto de sódio, seguindo as mesmas regrinhas da tabela abaixo.
Veja mais sobre neutralização em: https://brainly.com.br/tarefa/1002200
#SPJ9