Faça 15 perguntas sobre a saúde mental na pandemia perguntas e respostas
Me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
O SOFRIMENTO EMOCIONAL É NORMAL?O sofrimento emocional é uma resposta natural e humana, que é desencadeada quando o ser humano sente que não tem ferramentas emocionais ou recursos para gerir uma determinada situação, sendo por isso subjetiva.
COMO DISTINGUIR TRISTEZA DE DEPRESSÃO?A tristeza é uma emoção primária considerada normal, quando adequada às circunstâncias que a provocam, em termos de intensidade e duração. É saudável que a pessoa sinta e expresse tristeza, perante um evento adverso.
Por sua vez, a depressão é uma perturbação do humor que integra uma tristeza tão intensa e prolongada no tempo que condiciona o funcionamento normal da pessoa em inúmeros domínios, como o social
É POSSÍVEL CONTROLAR A MINHA ANSIEDADE? Sim, a ansiedade, enquanto reação a um determinado estímulo stressor, é passível de ser controlada. Não raras vezes, a intervenção psicológica integra um trabalho de exploração dos pensamentos negativos que provocam ansiedade (por exemplo, “Não vou conseguir”, “Não valho nada”), desconstruindo a veracidade destes pensamentos e o seu impacto, assim como das emoções associadas, como por exemplo o medo (“
TIVE UM ATAQUE DE PÂNICO, VOU VOLTAR A TER?
O risco de um ataque de pânico ser seguido de outro tende a ser elevado. O próprio medo da pessoa de um novo ataque de pânico pode ser, por si só, facilitador do mesmo, pois a pessoa encontra-se sobressaltada e particularmente atenta a todos os sinais, os quais podem ser lidos de forma distorcida.
HÁ CASOS DE DOENÇA MENTAL NA MINHA FAMÍLIA, CORRO RISCOS?
A existência de uma história de doença mental na família pode ser um fator de risco, mas isso não significa que exista uma relação direta, linear, inevitável e irreversível entre o historial familiar e a existência de doença mental.
QUALQUER PESSOA PODE SOFRER DE DOENÇA MENTAL?
Dependendo das experiências vivenciadas, particularmente na infância, qualquer pessoa, pode, em abstrato, sofrer de doença mental.
PRECISO DE AJUDA, MAS NÃO SEI COMO PEDIR. O QUE DEVO FAZER?
Procurar agendar uma consulta com um psicólogo clínico e da saúde, visto ser o profissional que, pela sua formação, está habilitado a compreender e melhorar o funcionamento das pessoas, dos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.
COMO SUGERIR QUE OUTRA PESSOA MARQUE UMA CONSULTA COM UM PROFISSIONAL DE SAÚDE MENTAL?
Num diálogo calmo, ponderado e descritivo, pode ser transmitido à pessoa as mudanças de comportamento notadas e o impacto sentido pelo próprio e outras pessoas que rodeiem a pessoa que poderá beneficiar de consulta psicológica.
O QUE POSSO FAZER PARA MELHORAR A MINHA SAÚDE MENTAL?
Para melhorar a sua saúde mental é particularmente útil adotar estratégias e rotinas de autocuidado
OS MEDICAMENTOS AJUDAM NO TRATAMENTO DAS PERTURBAÇÕES MENTAIS?
Sim, os medicamentos podem ajudar em situações de doença mental, mas não podem ser encarados como uma panaceia que resolva qualquer problema.
O QUE SABEMOS SOBRE O EFEITO DO ISOLAMENTO NA NOSSA SAÚDE MENTAL?
A resposta veio certeira: o efeito não é nada bom. Um dos fatores preditores de sucesso ao lidar com a adversidade é contar com a ajuda de familiares e amigos e ter boas relações sociais, ou seja, dispor de boas redes de apoio.
COMO SEI QUE TENHO QUE MIGRAR DO PSICOLÓGO PARA O PSIQUIATRA E ViCE-VERSA?
Para o psicanalista, o paciente sempre deve levar em conta que os dois tipos de tratamentos podem ser necessários para tratar um transtorno mental. "Ele precisa se perguntar se está conseguindo usar a psicoterapia para trabalhar seus conflitos.
DESISTIR DA TERAPIA FAZ PARTE?
sim, faz parte do processo terapêutico. No entanto, é importante continuar procurando o profissional ideal para você e não achar que é algo relacionado à linha ou ao tipo de abordagem terapêutica.
COMO ESCOLHER UM TERAPEUTA?
Existem diferentes abordagens terapêuticas, mas o importante é você sentir segurança, confiança e afinidade com o especialista escolhido.