Biologia, perguntado por Josh45, 1 ano atrás

(Fac. Santa Marcelina - Medicin) Ascaris lumbricoides é a espécie que causa a ascaridíase, ou doença da lombriga, uma parasitose que apresenta alta prevalência na população brasileira. Pessoas que apresentam infecções maciças do verme desenvolvem problemas hepáticos, pulmonares e intestinais. Esse nematódeo possui nítido dimorfismo sexual e é classificado como parasita monóxeno ou monogenético.

a) Qual é o principal modo de transmissão da ascaridíase? Por que ocorrem problemas hepáticos e pulmonares em uma pessoa com essa verminose?
b) Cite uma característica visível a olho nu que confirma o dimorfismo sexual das lombrigas. Por que a lombriga é classificada como um parasita monóxeno ou monogenético?

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
25

Olá!


Vamos as respostas:


A) O principal modo de transmissão da ascaridíase é quando o individuo ingere água ou alimento contaminado com ovos dessa verme. Porque depois do intestino essa vermes podem alcançar o  fígado e os pulmões. Causando dificuldade para respirar, tosse soca, vômitos, diarreias e anemia.

B) O dimorfismo sexual pode ser visto pois macho é menor que a fêmea e também possui em suas extremidades uma enrola em espiral que consegue se estender se transformando numa bolsa copuladora. As lombrigas são chamadas de parasitas monóxenos ou monogenéticos pelo fato de realizarem seu ciclo evolutivo em apenas um hospedeiro.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes