(Fac. Santa Marcelina - Medicin 2016, adaptado) Em um ambulatório médico, um paciente foi diagnosticado com pé de atleta, popularmente conhecido como frieira. Os sintomas apresentados eram fortes coceiras e bolhas entre os dedos dos pés. O médico indicou uma pomada específica, de uso tópico, para tratar esse problema.
a) Considere três medicamentos: um antirretroviral, um antifúngico e um antibacteriano. Qual desses medicamentos atua diretamente no agente causador dessa infecção? Cite os gêneros mais envolvidos.
b) Discuta duas condições do ambiente parasitado que favorecem a instalação do agente etiológico do pé de atleta e aponte medidas profiláticas para evitar a infecção.
Soluções para a tarefa
a) O pé de atleta é uma micose que afeta a pele dos pés, comumente causada por fungos pertencente ao gênero Tricophyton e tipicamente causada pela espécie Tinea pedis.
Dessa forma, levando em consideração ser uma patologia causada por fungos, o ideal é que o tratamento medicamentoso seja baseado na utilização de pomadas antifúngicas, para combater o agente causador da doença.
Por ser uma doença que afeta principalmente a região de tegumento seu tratamento se baseia especificamente na utilização de pomadas com ação local.
Contudo, em algumas situações mais atípicas, o tratamento pode-se basear também na utilização de antifúngicos por via oral, neste caso, visando ação sistêmica.
Dentre os principais sintomas podemos destacar: coceira, vermelhidão, formação de bolhas, fissuras e ressecamento.
Deve-se ter atenção no controle da doença para evitar sua disseminação, já que se trata de uma doença contagiosa.
b) A transmissão nessa situação, pode ocorrer pelo contato direto com o agente causador, esse contato muitas vezes se dá através da utilização de meias e sapatos que já estejam contaminados por outra pessoa que possua a patologia.
Apesar disso, a doença pode se desenvolver dependendo dos hábitos de higiene dos pés, o que leva em consideração fatores como umidade, calor e falta de limpeza correta tanto dos sapatos/meias como da própria região.
Esses fatores são primordiais quando se tratar do desenvolvimento dessa micose, pois, se torna um ambiente ideal para a proliferação do fungo, fazendo com que o agente se multiplique e os sintomas causem cada vez mais desconforto.
Como medida profilática, pode se ressaltar principalmente a higiene e cuidado na limpeza da região, bem como evitar utilizar acessórios de outras pessoas e ter maior atenção quanto a umidade da região.
Ou seja, após banho, secar bem os pés e retirar os sapatos quando estiverem muito úmidos, deixando-os sempre em local fresco para secar bem e lavar sempre que houver necessidade.
Espero ter ajudado!!