Fábula de Esopo - A cigarra e a formiga
Tendo a cigarra cantado durante o verão,
Apavorou-se com o frio da próxima estação.
Sem mosca ou verme para se alimentar,
Com fome, foi ver a formiga, sua vizinha,
pedindo-lhe alguns grãos para aguentar
Até vir uma época mais quentinha!
- "Eu lhe pagarei", disse ela,
- "Antes do verão, palavra de animal,
Os juros e também o capital."
A formiga não gosta de emprestar,
É esse um de seus defeitos.
"O que você fazia no calor de outrora?"
Perguntou-lhe ela com certa esperteza.
- "Noite e dia, eu cantava no meu posto,
Sem querer dar-lhe desgosto."
- "Você cantava? Que beleza!
Pois, então, dance agora!"
1-) Quais questões morais estão implicitas sobre trabalho manual e vida artística?
2-) Quais questões éticas envolvem a fabula? Por quê?
3-) Quais são os valores morais da formiga e da cigarra? Explique.
4-) Quais principios éticos a formiga desrespeitou? Justifique
5-) Quais morais a cigarra desrespeitou? Explique.
6-) As fábulas de modo geral, o teatro grego que apresenta narrativas míticas de tragédias e muitos contos destacam questões morais. As artes deveriam ser uma forma de crítica e não de massificação. Por que isto ocorre? Justifique usando argumentos.
Soluções para a tarefa
A Fábula "A cigarra e a formiga" de Esopo:
1) As questões morais que estão implícitas sobre trabalho manual e vida artística, são os valores atribuídos a vida prática e à vida contemplativa, onde o agir, manifestado na ação, que provoca resultados imediatos se sobrepõe ao pensamento, à reflexão, que em si, não produz resultados práticos.
2) As questões éticas que envolvem a fábula estão no fato de ser o trabalhar uma fonte de riqueza material, associado ao sofrimento que dá dignidade, que enobrece e redime o indivíduo, ao mesmo tempo que justifica seu status de riqueza e prestígio social que dá a formiga, a autoridade para decidir sobre o destino da cigarra.
3) Devemos entender que o comportamento de nenhum dos personagens é ideal.Os valores morais da formiga acompanham comportamentos no agir prático e voltado para o trabalho físico, como única forma de sobrevivência. Os valores morais da cigarra, acompanham comportamentos que priorizam o trabalho imaterial e estético.
4) Os princípios éticos que a formiga desrespeitou foram a dignidade e o respeito à vida. Valorizar a vida respeitando a integridade física e moral de todos seres, as diferenças individuais e a diversidade dos grupos sociais, com igualdade, equidade e justiça.
5) A cigarra desrespeitou os valores morais de organização e previsão, que afastam a existência de uma vida caótica e desavisada, hedonista e desviante da norma.
6) As artes deveriam ser uma forma de crítica e não de massificação, porém a vida moderna é regida por argumentos econômicos e o modo de produzir cultura nos moldes capitalistas é regido pelo modelo de produção em massa que visa somente o lucro.
Bons estudos!