Fábio é um dos melhores programadores de uma empresa que desenvolve soluções de automação predial, com clientes em praticamente todas as capitais brasileiras. Fábio participou de um programa de mentoria sendo orientado pelo seu mentor em gerenciamento de projetos para buscar uma certificação internacional. Para isso, Fábio precisa ainda de muitas horas como gerente de projetos, e muito estudo.
Nessa trajetória, ele sugeriu ao seu gerente de setor que seria interessante que a empresa formalizasse uma metodologia de gerenciamento de projetos. Sabendo que se trata de uma mudança de gestão, de um trabalho temporário, ele sabe que essa transformação precisa ser planejada e implementada como projeto.
Já que seu gerente autorizou a empreitada, ele elaborou um Termo de Abertura do Projeto e uma Estrutura Analítica do Projeto. Concluído os dois documentos elaborados por ele, chegou a hora de divulgar na empresa.
Entretanto, apesar do gerente do setor dizer para Fábio que deve seguir com a ideia, mais de três meses se passaram, e Fábio não consegue convocar uma reunião, porque sempre a gerência pede para deixar para depois, pois outros trabalhos prioritários precisam ser feitos.
Fábio está frustrado com a situação, e está pensando em buscar oportunidade de trabalho em outra empresa, já que não está percebendo a possibilidade de seguir seu plano de implementar o projeto de criação de metodologia na empresa, para que mais projetos possam ser feitos formalmente, e, consequentemente, mais horas de gerenciamento seriam acumuladas no seu currículo.
Você sabe que a mudança de maturidade das organizações em relação às práticas de gerenciamento de projetos, frequentemente é um grande desafio. “A implantação do gerenciamento de projetos nas organizações é uma tarefa árdua onde o sucesso do projeto depende de alguns fatores críticos como: apoio da alta administração, gerenciamento das expectativas das partes interessadas, alcance dos objetivos para qual ele foi empreendido, apoio da metodologia de gerenciamento de projetos, compreender o contexto e a cultura organizacional”.
OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Gestão de Projetos. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. Unidade I, p. 42.
Considerando os fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos, escolha um fator crítico. Apresente um argumento, discorrendo sobre como esse fator crítico é importante para o projeto em questão, e descreva ainda duas ações que Fábio poderia realizar ou ter realizado de forma diferente para aumentar as chances de sucesso do projeto em questão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) são práticas que irão contribuir para a possibilidade de que determinada atividade surte sucesso.
Eles podem ser usados em diversas etapas do planejamento como na tomada de decisão e a avaliação de desempenho.
Um fator de sucesso para as empresas é o planejamento e controle que apresentam no plano objetivos e metas claras com o acompanhamento de demandas e com gerenciamento de riscos especifica e utilitária.
Fábio poderia realizar algumas ações claras como a definição de metas de natureza mensurável com estipulação de data e a delegação de tarefas.
Saiba mais sobre fatores críticos de sucesso em https://brainly.com.br/tarefa/11741304
Espero ter ajudado.
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás