"Fabiano ia satisfeito. Sim senhor, arrumara-se. Chegara naquele estado, com a família morrendo de fome, comendo raízes. Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta. ELE, a mulher e os filhos tinham-se habituado à camarinha escura, pareciam ratos - e a lembrança dos sofrimentos passados esmorecera(...).
- Fabiano, você é um homem, exclamou em voz alta.
Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E, pensando bem, ele não era um homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. (...) Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, ALGUÉM tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a, murmurando:
- Você é um bicho, Fabiano.
Isto para ele era motivo de orgulho. Sim senhor, um bicho capaz de vencer dificuldades".
Observe a oração: "Fabiano ia SATISFEITO". O termo em destaque assume a função de:
Apredicativo do sujeito Bobjeto direto Cadjunto adverbial Dadjunto adnominal Eagente da passiva
Soluções para a tarefa
Resposta:
Predicativo do sujeito
Explicação:
pois SATISFEITO se relaciona com o sujeito FABIANO
Na frase "Fabiano ia satisfeito", o termo "satisfeito" é um predicativo do sujeito, pois está evidenciando uma caraterística do sujeito (A).
Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos, representa o período literário brasileiro chamado "Regionalismo".
A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.
Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.
Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil e ressaltando as manifestações típicas brasileiras.
Link: brainly.com.br/tarefa/23116653