Biologia, perguntado por VitóriaRomera, 5 meses atrás

F. I., 6 meses de idade, chega à cínica de fisioterapia por apresentar atraso no desenvolvimento motor. Na avaliação, quando colocado em decúbito ventral, não eleva a cabeça. Quando colocado sentado, não sustenta a posição. Pergunta-se: qual(quais) músculo(s) está(estão) fraco(s)?


VitóriaRomera: me ajdem

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaracassaniga
1

Podemos considerar ao avaliar um bebê com seis meses de idade que o mesmo apresenta dificuldade em elevar a cabeça devido fraqueza dos músculos extensores da cabeça e do pescoço, já a em relação a dificuldade em permanecer sedestado (sentado) relaciona-se com a fraqueza dos músculos do pescoço e da cabeça, além dos músculos das costas (extensores) e abdominais.

Desenvolvimento neuropsicomotor normal de um bebê

Sabemos que é de suma importância estimular os bebês durante todas as fases da vida, visto que cada marco motor esta essencialmente atrelado ao desempenho da próxima ação.

A elevação da cabeça em posição prona (decúbito ventral) ocorre entre o primeiro e segundo mês de vida do bebê, sendo recomendado o estímulo em casa através de exercícios que favoreçam o fortalecimento dos músculos extensores da cabeça e do pescoço.

Em relação ao permanecer sentado, está necessariamente atrelado com a força dos músculos extensores da cabeça e do pescoço e dos estabilizadores deste movimento, além de força nos músculos extensores do tronco (costas) e dos abdominais. Vale destacar que o bebê será capaz de permanecer nesta posição aos seis meses de vida.

Logo, sabemos que cada individuo é único e apresenta um desenvolvimento motor individualizado, cabendo ao profissional fisioterapeuta avaliar se este apresenta atraso no desenvolvimento devido ausência da estimulação ou por alguma patologia específica.

Entenda mais sobre alterações do desenvolvimento motor patológico aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/53294061

#SPJ1


gwvenancio: Paravertebrais
Respondido por amandafc56
1

Resposta: Paravertebrais

Explicação:

Perguntas interessantes