exuberância da natureza brasileira impressionou artistas e viajantes europeus nos séculos XVI e XVII. Leia o texto a seguir: “[...] A América foi para os viajantes, evangelizadores e filósofos uma construção imaginária e simbólica. Diante da absoluta novidade, como explicá-la? Como compreendê-la? Como ter acesso ao seu sentido? Colombo, Vespúcio, Pero Vaz de Caminha, Las Casas, dispunham de um único instrumento para aproximar-se do Mundo Novo: os livros. [...] O Novo Mundo já existia, não como realidade geográfica e cultural, mas como texto, e os que para aqui vieram ou os que sobre aqui escreveram não cessam de conferir a exatidão dos antigos textos e o que aqui se encontra.” (CHAUÍ, M. apud FRANZ, T. S. Educação para uma compreensão crítica da arte. Florianópolis: Letras Contemporâneas Oficina Editorial, 2003. p. 95.) Com base no texto e na imagem, é correto afirmar: I. O olhar do viajante europeu é contaminado pelo imaginário construído a partir de textos da Antiguidade e por relatos produzidos no contexto cultural europeu. II. Os artistas viajantes produziram imagens precisas e detalhadas que apresentam com exatidão a realidade geográfica do Brasil. III. Nas representações feitas por artistas estrangeiros coexistem elementos simbólicos e mitológicos oriundos do imaginário europeu e elementos advindos da observação da natureza e das coisas que o artista tinha diante de seus olhos. IV. As aquarelas de Debret registram cenas cotidianas e revelam a capacidade do artista em documentar os costumes e a realidade do Brasil. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. * I e II I, III, IV II e IV I e III
Soluções para a tarefa
As alternativas corretas acerca do tema são: II, III e IV.
O chamado "Novo Mundo" era a forma que os europeus designavam as terras encontradas na América e que possuíam características naturais totalmente diferentes da Europa, além dos costumes dos índios. O conhecimento europeu era baseado em livros e gravuras feitos por viajantes, que detalhavam as características naturais e dos indígenas.
O texto da questão destaca a semelhança entre os relatos escritos sobre o Brasil e a realidade concreta do país. Entretanto, em muitas gravuras ainda haviam a mistura de elementos reais e simbólicos sobre a cultura brasileira.
Um exemplo de artista que retratou a realidade natural e social do Brasil foi Jean-Baptiste Debret durante o século XIX, quando veio com a comitiva de arte ao País.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:I III IV
Explicação: acabei de fazer na geekie e acertei, confia