Extraia da carta derivada por Vargas expressões que demonstrem o caráter populista do presidente.
Soluções para a tarefa
Na carta, Vargas da a entender que sua morte está ligada com a liberdade do povo brasileiro, já que se não o fizesse seria instaurado um regime militar.
Vargas sofria ataques e conspirações de diversas partes da sociedade, mas principalmente pela mídia do Carlos Lacerda, a qual difamava todos os dias ele nos jornais, já que Vargas defendia os interesses do povo, os quais eram conflitantes com os interesses de outros poderosos.
Resposta:
"Deixo à sanha dos meus inimigos o legado da minha morte. Levo o pesar de não haver podido fazer, por este bom e generoso povo brasileiro e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que pretendia (...)"
* "(...) Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas. Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao senhor, não de crimes que contrariei ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes (...)
* "(...) Mais uma vez, a forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim (...)
* "(...) Voltei ao governo nos braços do povo (...)