exto para as questões de 54 a 56 Eu, etiqueta Em minha calça está grudado um nome Que não é meu de batismo ou de cartório, Um nome... estranho. Meu blusão traz lembrete de bebida Que jamais pus na boca, nessa vida. Em minha camiseta, a marca de cigarro Que não fumo, até hoje não fumei. Minhas meias falam de produtos Que nunca experimentei Mas são comunicados a meus pés. Meu tênis é proclama colorido De alguma coisa não provada Por este provador de longa idade. [...] É comum a poesia dialogar com seu contexto histórico; algo que marca a obra literária de diversos autores brasileiros. Considerando o fragmento do poema drummondiano apresentado, é correto inferir que: a muitas vontades do indivíduo estão profundamen- te vinculadas ao seu desejo de consumo, indepen- dentemente das consequências. B o contexto social do eu lírico é capaz de transfor- má-lo em mercadoria; no caso, uma etiqueta, o que fica evidente no título do poema. c a desigualdade social tem como consequência uma contradição; por exemplo, o empregado de uma empresa de bebida muitas vezes não tem recursos financeiros para consumir o produto com o qual trabalha. D o eu lírico combate o apelo ao consumo de produ- tos que fazem mal à saúde; no caso do poema, é contrário à bebida. e existem forças sociais que impelem o indivíduo ao consumo, o que pode ser combatido por meio da poesia; logo, o texto defende a função social da literatura.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
a muitas vontades do indivíduo estão profundamente vinculadas ao seu desejo de consumo, independentemente das consequências.
O poema acima de Drummond compreende uma relação bastante atual do consumo relacionado somente a desejos e vontades, não havendo correlação com necessidades ou possíveis consequências.
Por conta disso, é preciso que haja a conscientização destes processos, sobretudo para formas mais sustentáveis.
Perguntas interessantes