Português, perguntado por kinglokolocasso, 1 mês atrás

EXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Os franceses, no século XIX, se valeram da palavra inglesa spleen para nomear a melancolia, o sentimento depressivo. O cronista Rubem Braga era um mestre na expressão desse sentimento, ao qual, nesta crônica, opôs o da vivacidade, ou, para usar outra expressão inglesa, o de struggle for life:

“Daquela pequena conversa triste no bar, em que dissemos as coisas mais desesperadamente banais, saímos, os dois, com uma espécie de amor raivoso à vida, ciúme e pressa da vida.

Volto para casa. Estou cansado e tenho motivo já não digo para estar triste, mas, vamos dizer, aborrecido. Mas me distraio olhando o passarinho que trouxe da roça. Não é bonito e canta pouco, esse bicudo que ainda não fez a segunda muda. Mas o que é fascinante, nele, o que me prende a ele, é sua vida, sua vitalidade inquieta, ágil, infatigável, seu apetite, seu susto, a reação instantânea com que abre o bico, zangado, quando o ameaço com a mão. Ele está tomando banho e se sacode todo, salta, muda de poleiro, agita as penas – e me vigia de lado, com um olhinho escuro e vivo.

Mudo-lhe a água do bebedouro, jogo-lhe pedrinhas de calcita que ele gosta de trincar. E me sinto bem com essa presença viva que não me compreende, mas que sente em mim um outro bicho, amigo ou inimigo, uma outra vida. Ele não sabe da morte, não a espera nem a teme – e a desmente em cada vibração de seu pequeno ser ávido e inquieto. Meu bicudo é um grande companheiro e irmão, e, na verdade, muito me ajuda.”



(Adaptado de: BRAGA, Rubem. Recado de primavera. Rio de Janeiro: Record, 1984, p. 156)







Falando da morte, o cronista diz que o passarinho não a espera nem a teme. Na voz passiva, o segmento em itálico deverá ficar



a.
não se espera nem será temida.

b.
não a esperará ele, nem a temerá.

c.
não é esperada nem temida.

d.
não será esperada nem temida.



e.
não sendo esperada, não a temerá.

Soluções para a tarefa

Respondido por miguelmarcolino2011
0

Resposta:

Deve ser a letra D

Perguntas interessantes