Geografia, perguntado por lilikinha139p, 1 ano atrás

expliquei por que existe uma maior proporção de afro-brasileiros no Nordeste e em partes do Sudeste/Rio de Janeiro, por exemplo de brancos europeus no Sul e de indígenas na Amazônia.

Soluções para a tarefa

Respondido por bahia2233
14
Os afro-brasileiros estão predominantemente nessas regiões devido ao processo de colonização, essas áreas foram as mais exploradas pelos portugueses e consequentemente o maior número de escravos foram trazidos para essas regiões. No caso dos descendentes de europeus no sul, se dá pelo fato de que ao migrarem para cá os europeus viram no sul um clima parecido com ao que estavam acostumados, por isso podiam até mesmo cultivar os mesmos alimentos que cultivavam na europa que o clima favoreceria. No caso dos indígenas se deve ao fato de a Amazônia ser a região menos povoada por imigrantes até agora, vamos levar em conta que todos nós somos imigrantes, já que o povo indígena é originário daqui e antigamente povoava sim o resto do país também. Espero ter ajudado

glest14: :)
Respondido por xkroton
1
Isso se deve à concentração de determinados povos em determinadas regiões. Observe que como você mesmo(a) citou, há maior população afro no Nordeste e partes do Rio, porque os escravos se concentravam mais nessas regiões, em que haviam as culturas de cana-de-açúcar e café. Já a população branca do Sul se deve aos milhares de imigrantes europeus de que chegaram ao Brasil povoando essa região, principalmente alemães. E por fim, os índios ao Norte são por conta da "falta" de migração de povos estrangeiros para essas regiões. Não que não tenha havido entrada de imigrantes nessa região, mas houve em menor número, predominando a população indígena. 
Perguntas interessantes