História, perguntado por tonyalberto1233, 10 meses atrás

Explique um dos motivos que levaram Napoleão ao exílio em Elba.




Soluções para a tarefa

Respondido por melzingacha1920
1

Em 11 de abril de 1814, Napoleão Bonaparte, imperador da França e um dos maiores líderes militares da história, renuncia ao seu trono e, em decorrência do Tratado de Fontainebleau, é banido para a ilha mediterrânea de Elba.

Em 1812, ao suspeitar que a Rússia estivesse tramando uma aliança com a Inglaterra, Napoleão liderou uma invasão contra os russos, que terminou com suas tropas recuando de Moscou e com boa parte da Europa unida contra ele. Em 1814, com suas forças debilitadas, Napoleão desistiu e se ofereceu à renúncia, para ser substituído por seu filho. Quando essa proposta foi rejeitada, ele abdicou seu trono e foi enviado a Elba.

Em março de 1815, fugiu de seu exílio na ilha e retornou a Paris, onde recuperou seus adeptos e reivindicou o título de imperador, Napoleão I, em um período conhecido como Governo dos Cem Dias. No entanto, em junho de 1815, foi derrotado na sangrenta Batalha de Waterloo. Por fim, seu fracasso marcou o término da dominação francesa na Europa.

Napoleão renunciou novamente e foi exilado na remota ilha de Santa Helena, no sul do Oceano Atlântico, onde viveu o resto de seus dias. Ele morreu aos 52 anos, em 5 de maio de 1821, de um câncer no estômago, embora algumas teorias defendam que ele foi envenenado.

Espero ter te ajudado!!

Perguntas interessantes