EXPLIQUE TODAS AS ETAPAS DA FABRICAÇÃO DO AÇÚCAR.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A história do Brasil e a história do açúcar se cruzam desde o século XVII. Os famosos engenhos e a exploração de mão de obra escrava na época marcaram o início da alta produção do produto. Hoje em dia, com uso da tecnologia e evolução do mercado no país, muitas fábricas já se especializaram na otimização deste processo. Por exemplo, prezando pelo aproveitamento de toda a matéria prima.
Muito se engana quem pensa que a cana de açúcar só serve para o doce açúcar, ela é utilizada como combustível, o etanol e as famosas bebidas de Minas Gerais – cachaças – e também de muitas outras. Mas, como funciona este processo? Basicamente, a produção de açúcar em si, é dividida em 5 etapas:
Formação do caldo – após a moer a cana, surge o caldo e dele são retiradas todas as impurezas solúveis e insolúveis, por exemplo: a areia, argila e outros. Esta etapa envolve o aquecimento, tratamento químico, decantação e peneiramento.
Evaporação – em seguida, o caldo de cana fica praticamente transparente, levemente amarelado. Nele tem água, sais minerais e açúcares. Esta água precisa ser evaporada para transformá-lo em um xarope concentrado, com aproximadamente 65° brix (% de sólidos solúveis).
Cozimento – neste momento é realizado um novo aquecimento para a cristalização e recuperação de 80% a 85% da sacarose que estão no xarope que vira uma massa e é centrifugada para ficar homogênea.
Centrífuga – com água e vapor, o açúcar é centrifugado para que seja separado do mel – subproduto que resultará na fabricação do etanol.
Secagem – a tecnologia já criou várias máquinas preparadas para secar a massa e transformar o açúcar conforme conhecemos hoje. O tradicional açúcar branco ao final deste processo é ensacado e armazenado em estoque para venda.
Vale lembrar que existem outros processos mais ou menos automatizados para a produção de açúcares especiais, como por exemplo, o demerara e o mascavo. Contudo, a base de produção funciona desta forma e revela como a transformação da matéria prima em produto pode parecer mágica, mas não é.