Explique sua resposta:
2) O elemento químico B possui 17 nêutrons, é isótopo do elemento químico A, que possui 16 prótons, e isóbaro do elemento químico C, que tem 11 nêutrons. Com base nessas informações, pode-se afirmar que os elementos químicos A, B e C apresentam, respectivamente, números atômicos iguais:
a) 17, 16, 18 b) 17, 22, 16 c) 17, 18, 16 d) 22, 16, 17 X) 16, 16, 22
Soluções para a tarefa
Para resolver a questão vamos relembrar alguns conceitos:
A = é o símbolo de massa atômica, é calculado através da soma do número de prótons + número de nêutrons. (A=p+n)
p = número de prótons. Vale lembrar que quando um átomo está no seu estado fundamental, ou seja, não tem aquelas cargas (+1,-1) em cima, indicando que ele perdeu ou ganhou elétrons, o número de prótons é igual ao número atômico.
z = número atômico, como foi dito antes, se o átomo não perdeu nem ganhou elétrons, é igual ao número de prótons.
n= número de nêutrons
IsótoPo = note que eu deixei o P em negrito e maiúsculo, isso pra você lembrar que os isótopos tem mesmo número de prótons (p)
IsóbAros = desta vez, o A está em destaque, lembre que o A corresponde à massa atômica, por isso, Isóbaros tem a mesma massa atômica (A)
Agora vamos a resolução:
O elemento químico B tem 17 nêutrons, como ele é isótoPo do A, ele tem o mesmo número de prótons, ou seja, 16. Lembra que ele está no estado fundamental, ou seja, número de prótons (p) = número atômico (z). Vamos calcular a massa, sabemos o número de nêutrons e o número de prótons, basta somarmos os dois. A = p + n, A = 16 + 17, A = 33.
O elemento A tem 16 prótons. Como está em seu estado fundamental, não tem cargas +1,+2,-1... O número de prótons é igual ao número atômico (z). Só por isso resolveríamos a questão, já que o A vem primeiro nas respostas e a letra E é a única que traz 16 em primeiro.
O elemento C tem 11 nêutrons, e é isóbAro de B, ou seja, tem a mesma massa atômica de 33. Temos o número da massa, e o número de nêutrons, basta jogarmos na fórmula e achamos o número de prótons. A = p + n, 33 = p + 11, 33 - 11 = p, 22 = p. Ou seja, o número de prótons de C, é 22, já que ele está no estado fundamental, o número atômico (z) também vale 22.
Chegamos então na alternativa correta, E, 16, 16, 22.
Fiz o mais simplificado possível, tentei deixar alguns macetes pra você lembrar de alguns conceitos, e repeti bastante as palavras, vai ficar chato, mas você vai acabar decorando por repetição, Espero ter ajudado,.